Dicas para um relacionamento perfeito entre pais e filhos (quando adultos)

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / monkeybusiness A qualidade do relacionamento entre pais e filhos está diretamente associada à felicidade e satisfação pessoal.

Durante a infância os pais são a maior fonte de amor, cuidado e conforto do indivíduo. Desde a gestação, o bebê depende exclusivamente da mãe para desenvolver tanto sua capacidade física como emocional. Após o nascimento, o ambiente familiar passa a interferir no desenvolvimento de toda estrutura psicológica e emocional, formando a identidade e as características comportamentais da criança.

O bom relacionamento entre pais e filhos é fundamental nesse processo, agindo diretamente na formação do caráter, da saúde psicológica e no desenvolvimento dos valores e crenças individuais.

Construção do relacionamento entre pais e filhos

O relacionamento entre pais e filhos começa a ser construído desde a gestação e é baseado em diversos fatores: o sentimento que os pais têm em relação ao bebê, a forma como os pais se relacionam entre si, como a mãe lida com suas emoções durante a gravidez e tudo o que acontece no mundo que cerca a criança em desenvolvimento.

Se em algum momento da gestação ou de seus primeiros anos de vida a criança interpretou que estava sendo rejeitada ou que não era amada, ela pode crescer com dificuldade de cultivar o amor próprio e de amar a vida de modo geral. Essas interpretações ficam armazenadas no inconsciente da pessoa e podem se manifestar em qualquer momento da vida, especialmente por meio de necessidades emocionais e padrões de comportamentos inconscientes.

A qualidade do relacionamento entre pais e filhos, portanto, está diretamente associada à felicidade ou infelicidade do indivíduo. Vale lembrar que esta não é uma responsabilidade exclusiva dos pais, mas das interpretações que a criança teve para cada experiência vivida. A forma como os pais compartilham seus valores, somada às interpretações da criança, é o que determina o adulto que ela se tornará.

Dicas para construir um relacionamento perfeito entre pais e filhos

Ame e aceite

O relacionamento perfeito é aquele que aceita e ama o outro incondicionalmente. Independentemente do que você desaprova nos seus pais ou filhos, é necessário aceitar suas particularidades e aprender a conviver com elas. Tenha em mente que todos são seres humanos e, como tal, cometem erros e carregam dores.

Perdoe

Se libertar de mágoas e ressentimentos é essencial para construir um relacionamento perfeito entre pais e filhos. Perdoe e peça perdão sempre que necessário, pois nenhuma pessoa erra com o objetivo de prejudicar o outro.

Entenda seus pais

Talvez seus pais não expressem o amor da maneira como você gostaria. Porém, é importante aceitar a forma de amar de cada um, percebendo de que forma eles demonstram seu amor e recebendo sem cobrar nada.

Compreenda o momento

Durante a infância, os pais têm a função de educar e direcionar os filhos. Por isso, pode acontecer de as imposições serem mais presentes que o diálogo saudável. Para que isso não se torne um problema, saiba compreender que não é fácil educar uma criança.

Ao chegar à idade adulta, é possível deixar de lado essa relação de poder e facilitar o diálogo e a troca. Aproveite a maturidade emocional para criar uma relação mais saudável e igualitária com seus pais.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você está com dificuldade de se relacionar com seus pais ou filhos e isso está afastando você das pessoas que mais ama, chegou o momento fazer algo por sua família. Conheça o Método LOTUS e descubra como mudar sua relação com você mesmo e sua família.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter