Dicas para ser feliz mesmo solteiro aos 40 anos

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

homem maduro sorrindo feliz
Seja por escolha própria ou pelas circunstâncias, é possível ser feliz mesmo solteiro.

Quem nunca pensou em encontrar sua alma gêmea para dividir a vida, superar os obstáculos, compartilhar sonhos, celebrar conquistas e construir uma família? Desde crianças aprendemos a seguir um modelo de vida considerado adequado pela sociedade: namorar, casar, ter filhos, construir uma família.

Porém, essa realidade está mudando, e cada vez mais pessoas descartam a ideia de uma vida a dois — seja por uma decisão pessoal, seja pelas circunstâncias (traumas, modelo de relação dos pais ou experiências negativas ao longo dos anos).

A verdade é que, independentemente das causas, é possível ser feliz mesmo solteiro. Se você chegou aos 40, está solteiro e precisa encontrar mais razões para ser feliz, veja nossas dicas de Inteligência Emocional:

Como ser feliz estando solteiro aos 40 anos

Escolha ou circunstância

Algumas pessoas ficam solteiras por escolha própria e são muito felizes com essa situação. Em geral, são pessoas que não querem abrir mão da liberdade, não estão dispostas a se adaptar à vida a dois ou não encontram espaço e tempo para uma relação.

Na maioria dos casos, porém, o indivíduo chega aos 40 anos e continua solteiro por conta das circunstâncias da vida: não encontra alguém, não constrói relações duradouras, é traída ou trai, não se abre para o amor ou não se sente madura.

Seja qual for seu caso, é possível ser feliz mesmo estando solteiro aos 40 anos, desde que você esteja em paz com essa condição. Se você gostaria de ter uma relação e construir uma família, mas está sozinho e não consegue mudar essa situação, talvez seja o momento de buscar ajuda e entender o que está lhe impedindo de viver uma realidade que você tanto deseja.

Não se compare

Todas as situações trazem ganhos e perdas. Estar solteiro traz vantagens e desvantagens, assim como estar casado ou em um relacionamento. Se você está solteiro, não se compare com um amigo casado, pois a tendência é que enxergue somente as vantagens de um casamento e as desvantagens de ser solteiro.

Projeto de vida

Se você quer ser feliz, precisa sonhar e realizar tudo aquilo que almeja. Quantas coisas você pode realizar mesmo estando sozinho? Se você escolheu viver sozinho ou está sozinho pelas circunstâncias, é importante ter um projeto de vida que abranja todas as coisas que você quer realizar, independentemente do seu estado civil.

Não deixe de realizar as coisas apenas porque a pessoa certa ainda não apareceu. Se você quer conhecer um país, por exemplo, viaje mesmo sozinho. Nunca condicione seus sonhos e sua felicidade a um relacionamento.

Autoconhecimento

Algumas pessoas passam a vida inteira se relacionando, engatando uma relação atrás da outra para fugir da solidão, sem nunca dedicar um tempo para aproveitar sua própria companhia e se conhecer.

Se você está solteiro, aproveite o tempo sozinho para aumentar seu autoconhecimento. Procure cursos, treinamentos de Inteligência Emocional, retiros e experiências que proporcionem contato com você mesmo. Com o tempo, você descobrirá como é prazeroso desfrutar de sua companhia e que você pode ser feliz tanto solteiro como dentro de um relacionamento. Lembre-se: sua felicidade começa dentro de você.

Imagem: © Depositphotos.com / Belinka

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter