Dicas de inteligência emocional para entrevista de emprego

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Você sabia que um dos maiores medos da humanidade é falar em público? Este medo não está relacionado exatamente ao ato de falar, mas por saber que está sendo avaliado.

Em uma entrevista de emprego o candidato é avaliado a todo o momento, desde o seu vestuário até a forma de falar e gesticular. Manter a calma e vencer o medo de ser avaliado, além de muitos outros medos que existem por trás dos comportamentos humanos, é fundamental para se sair bem e conquistar um emprego.

Pensando nisso, a SBie reuniu dicas valiosas que lhe ajudarão a manter a calma e dar o seu melhor na entrevista de emprego.

Inteligência Emocional: dicas para entrevistas de emprego

Ensaie algumas respostas

Existe um padrão de perguntas que geralmente são feitas nas entrevistas de emprego — muitas delas, inclusive, são utilizadas exatamente com o intuito de avaliar sua Inteligência Emocional.

Questionamentos a respeito de seus planos para os próximos anos, perguntas sobre figuras inspiradoras e suas reações a situações de estresse são alguns exemplos de questionamento comum em entrevistas de emprego. Portanto, já planeje algumas possíveis respostas para essas perguntas.

Se possível, tente descobrir com pessoas que já participaram do mesmo processo seletivo quais são as perguntas mais utilizadas e o foco dado nesta etapa do processo seletivo. Outra dica é pesquisar bastante sobre a empresa, a fim de descobrir qual é o tipo de profissional que eles procuram.

Mas atenção: não chegue na entrevista com respostas prontas e decoradas, ok? Esse ensaio deve servir apenas para que você ganhe confiança, e não para formular frases feitas e parecer um robô. Até porque você pode acabar se deparando com perguntas e processos completamente diferentes.

Tenha consciência de suas emoções

Aprenda a lidar com as emoções. Isso porque expressar as emoções de forma adequada permite que você enfrente as situações difíceis de forma mais consciente, impedindo que o medo ou uma experiência negativa afetem e paralisem você.

Aprenda a lidar com a rejeição

Como normalmente há muitos candidatos concorrendo a uma única vaga, pode ser que você não seja o escolhido. Se você estiver previamente preparado para ouvir um não, fica mais fácil se recuperar e partir para seu plano B do momento.

Tenha bastante cuidado, entretanto, para não fazer com que esse preparo para a rejeição se torne uma atitude derrotista antes mesmo da tal entrevista de emprego. Lembre-se de que chegar frente a frente com o entrevistador com essa postura certamente não ajudará em sua contratação.

Acredite em você

Antes de iniciar sua apresentação, lembre-se de respirar fundo, relaxar e mentalizar frases positivas. Afaste-se de qualquer pessoa ou situação que traga estresse ou energias negativas. Lembre-se dos seus dons e talentos, que são únicos e só seus. Lembre-se especialmente de uma situação na qual você planejou, estudou e foi um sucesso — como quando passou no vestibular ou quando recebeu um feedback positivo.

Canalize essa energia positiva para este momento e vá em frente. Você tem todos os recursos que precisa para vencer!

Visualize-se na empresa

Pense no que efetivamente acontecerá caso você seja contratado. Imagine-se já ocupando a vaga à qual se candidatou: visualize sua chegada ao trabalho, sua interação com os outros colaboradores e imagine sua entrada na sala do chefe para receber elogios por uma contribuição.

A visualização mental do trabalho desejado cria uma experiência sensorial que atrai positividade para a situação como um todo, dando a você mais autoconfiança para esse momento decisivo.

Compartilhe conosco o que achou das nossas dicas para se preparar emocionalmente para uma entrevista de emprego. O que você costuma fazer nesse momento? Compartilhe suas estratégias para vencer o medo e a tensão! Participe!

Imagem: © Depositphotos.com / Wavebreakmedia

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter