Dicas de como se livrar do vício em jogo

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / gresey Um hobby se torna um vício quando ele começa a trazer prejuízos para a vida do indivíduo.

A personagem interpretada pela atriz Lília Cabral na novela Força do Querer, da Rede Globo, trouxe à tona um problema comum da sociedade, mas que não tem muita visibilidade: o vício em jogos. Na trama, exibida no horário nobre da emissora, Silvana é uma arquiteta viciada em poker — um problema que tem causado uma série de complicações familiares, financeiras e legais.

Assim como acontece na vida real, a arquiteta não consegue perceber que a situação é causada por uma doença, e nega veementemente ser viciada. Esse comportamento de negação é muito comum entre pessoas que desenvolvem algum tipo de compulsão: pessoas com esse perfil acreditam que podem parar a qualquer momento e pensam que seu hábito de jogar é apenas uma distração.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o problema como uma doença física e comportamental, enquanto o vício para a psicologia é um mecanismo de fuga emocional que o indivíduo utiliza para obter prazer e fugir de dores e problemas internos. Existem vários tipos de vício, sendo que cada um é prejudicial em diferentes proporções.

O que diferencia um hábito (hobby) de um vício é justamente o prejuízo que o comportamento acarreta na vida do indivíduo. Quando a relação da pessoa com algum tipo de jogo é patológica, ela passa a não ter mais controle sobre seus impulsos, o que afeta diversas áreas de sua vida: valores pessoais, relacionamentos, vida profissional e financeira.

Por que as pessoas se viciam?

Muitas pessoas encontram no vício em jogo uma válvula de escape para suprir um vazio emocional. Isso pode ser desencadeado por diversas razões:

  • Baixa autoestima;
  • Ansiedade;
  • Carência afetiva;
  • Solidão;
  • Crescer em famílias disfuncionais.

Como se livrar do vício em jogos?

Procure ajuda

O primeiro passo é procurar a ajuda de um profissional e identificar as causas emocionais que geraram a compulsão. Questione a si mesmo quais são as emoções que disparam seu impulso para jogar. Ao fazer essa reflexão, tente encontrar alternativas para aliviar essa vontade e canalizar esse arroubo em ações positivas — como prática de exercícios físicos, meditação, leitura, contato com a natureza e o desenvolvimento do autoconhecimento.

Desenvolva a autopercepção

É importante desenvolver a autopercepção para descobrir o gatilho emocional que gera o descontrole. Isso permite identificar padrões que levam ao jogo e, assim, criar maneiras mais saudáveis de suprir as necessidades emocionais.

Desenvolva a Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é uma grande aliada para superar qualquer tipo de vício, descontrole e compulsão. Ao identificar a maneira como suas emoções agem na sua vida, é possível obter um controle maior sobre elas e evitar que vícios ou hábitos pouco saudáveis se instalem. Conheça o Método LOTUS, um treinamento de imersão que propõe o entendimento da raiz dos problemas que desencadeiam os desequilíbrios internos e geram doenças.

 

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter