Dia Mundial da Religião: aprendendo a respeitar as diferenças nas crenças religiosas

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / belchonock O Dia Mundial da Religião passou, mas é muito importante respeitar às diferentes crenças das pessoas que estão ao nosso redor.

No último sábado, 21 de janeiro, foi celebrado o Dia Mundial da Religião, uma data que serve para dar destaque à importância do respeito às diferentes crenças religiosas e à fé das pessoas que convivem conosco. Esta é uma data ainda que merece atenção especial no nosso país, uma vez que o Brasil é caracterizado pela ampla miscigenação cultural e diversidade religiosa. Vale lembrar que este é um Estado Laico, que assegura a total liberdade de culto religioso.

A incapacidade de lidar com as diferenças religiosas está diretamente ligada à dificuldade de administrar as próprias emoções. Pessoas emocionalmente inteligentes, por outro lado, têm a mente aberta e uma postura menos rígida em relação às crenças alheias. Vários fatores podem desencadear essa rigidez: maus tratos na infância, pais violentos ou inflexíveis, excesso de críticas, famílias disfuncionais e superproteção.

Aprendendo a respeitar as diferenças

Cada indivíduo tem uma maneira única de pensar e se comportar. As crenças pessoais são construídas a partir da maneira como os indivíduos interpretam aquilo que vivenciam, e é natural que cada um tenha sua própria crença baseada em suas experiências pessoais. Para que a convivência em sociedade seja possível, saudável e com relações duradouras, portanto, é fundamental que haja respeito às diferenças.

Confira algumas dicas para aprender a respeitar as diferenças e aprimorar o convívio em sociedade:

Entenda que sua verdade diz respeito somente a você

Algumas pessoas têm tanta necessidade de ter razão e, por isso, encontram muita dificuldade para aceitar diferentes opiniões. Pessoas que foram superprotegidas e mimadas na infância têm mais dificuldade para suportar as frustrações e não são capazes de lidar com diferentes opiniões e possibilidades.

Não entre em conflito

É importante compreender que as pessoas são diferentes, tem pontos de vista diversos e o respeito é a regra básica para qualquer relacionamento. Da mesma maneira que você espera ser compreendido, as outras pessoas esperam o mesmo.

Tenha flexibilidade

Quem age como dono da verdade é, geralmente, uma pessoa muito rígida e inflexível. Este tipo de indivíduo tende a ficar limitado dentro de própria razão, apresentando muita dificuldade de se colocar no lugar do outro. Essas características dificultam a possibilidade de conhecer outros pontos de vista e comprometem o aprendizado e a evolução do ser humano.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

O desenvolvimento da Inteligência Emocional permite que você conquiste ferramentas que auxiliam na compreensão de seus próprios preconceitos e limitações. Ao entender suas emoções, você automaticamente se torna capaz de entender o outro e criar uma realidade mais flexível com as diferentes identidades, orientações sexuais e crenças. Invista no autoconhecimento e construa uma relação de amor com você, blindando-se de qualquer tipo de preconceito.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter