Dia de finados: como lidar com a saudade e seguir em frente?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / photography33 Desenvolver a independência emocional é muito importante para superar o luto de um ente querido

Dia 2 de novembro é a data dedicada aos finados no Brasil. Geralmente, neste dia nos deparamos com a saudade e a tristeza. Lembrar de parentes e amigos que já se foram pode ser bastante dolorido e provocar, em alguns casos, um sentimento de revolta – principalmente quando ainda se enfrenta as fases do luto.

A morte é a única certeza da vida e, por esse motivo, é importante aprender a conviver com a saudade e seguir em frente. Desenvolver a independência emocional é muito importante para superar o luto de um ente querido.

Ao sofrer com uma perda, é comum sentir uma diversidade de emoções: tristeza, medo, solidão, raiva e até mesmo uma certa culpa. Vivenciar cada uma dessas sensações é muito importante e essencial para atravessar todo processo do luto.

Enfrente e viva seu luto

Quando resistimos ou pulamos etapas, o sofrimento se prolonga ainda mais e pode gerar problemas emocionais com o passar do tempo. É necessário entender que todas as fases do luto são importantes. Portanto, entregue-se às suas emoções, desabafe, libere-se da culpa e chore! Cada um vive o luto de uma maneira e não e existe um tempo determinado para cada fase.

Conheça as fases do luto

Negação

Caracteriza-se pela dificuldade em aceitar e a incapacidade de conseguir visualizar um futuro sem a pessoa que foi embora. A dor é tão intensa que parece que o fato não aconteceu.

Raiva

Revolta, sensação de injustiça e a dificuldade de se conformar são as principais sensações durante essa etapa.

Negociação

Neste momento, a pessoa começa a processar e entender que o fato é real e passa a criar estratégias para tentar superar.

Depressão

O Fato é real e irremediável. Então, a ficha cai e a melancolia e a sensação de impotência tomam conta. Durante essa etapa a pessoa toma consciência que a perda é inevitável.

Aceitação

Trata-se da última fase do luto e caracterizada pela serenidade diante da perda.

Como superar e lidar com a saudade?

A primeira coisa que deve ser feita é lidar com a culpa e a sensação que você poderia ter feito mais pela pessoas que se foi. Entenda que nenhuma relação é perfeita e que as falhas eventuais não significam falta de amor. Outro ponto é se adaptar à nova rotina e realizar os ajustes necessários para seguir em frente. Mude alguns hábitos e inicie novos projetos. Mesmo sofrendo, é possível encontrar motivações em tarefas produtivas.

Cuide da sua Inteligência Emocional

Desenvolver a Inteligência Emocional é importante para lidar com as próprias emoções e permite que você encontre a força necessária para superar e recomeçar. O Método LOTUS é um treinamento de imersão que possibilita um mergulho profundo e o entendimento de padrões e crenças limitantes. Assim, você conseguirá passar por períodos difíceis com mais serenidade e equilíbrio.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter