Desmotivação no trabalho: o que fazer e quais as causas mais comuns para o problema

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / catalineremia A desmotivação profissional pode estar associada a diversos fatores, e é importante identificar o problema para corrigir esta situação.

A desmotivação no trabalho é um problema que merece atenção especial, pois é justamente no ambiente profissional que as pessoas passam a maior parte do dia. Caso se sinta desmotivado na maior parte do tempo, o indivíduo apresenta queda na produtividade e fica mais vulnerável a desenvolver doenças físicas e psicológicas.

Se você está passando por um momento de desmotivação no trabalho, é preciso sair desse ciclo e mudar sua realidade o mais rápido possível. A falta de motivação profissional pode estar associada a diversos fatores, e o primeiro passo para eliminar este problema é justamente identificar o que está acontecendo.

Principais causadores de desmotivação no trabalho

Insatisfação salarial

Você sente que não é reconhecido financeiramente e que deveria ganhar mais pelas atividades que executa e por todo seu empenho. Essa falta de reconhecimento traz um sentimento de desvalorização.

Falta de identificação com as atividades realizadas

Você não gosta e não tem habilidades para desempenhar suas tarefas, e qualquer atividade demanda um grande esforço pois você sente que não nasceu para fazer isso e que poderia ser muito mais útil fazendo qualquer outra coisa.

Falta de reconhecimento

Você só recebe críticas e, quando acerta, parece que não fez mais nada além da sua obrigação. Você se sente desvalorizado por não ser reconhecido por seus superiores.

Dificuldade de se relacionar

O ambiente de trabalho é ruim e você não gosta das pessoas que trabalham com você. Você sente que seus colegas e chefes não têm nada a ver com você e não se sente bem na presença deles.

Falta de propósito

Você sente que, caso seu trabalho não existisse, não faria diferença alguma para o mundo. Você não encontra um propósito por trás de suas atividades e da missão da empresa.

Perfeccionismo

Nada do que você faz parece suficiente, pois você quer ser perfeito e sempre sente que poderia ter feito mais.

Estresse

O trabalho consome todo o seu tempo e você já não faz mais as coisas que trazem satisfação. As cobranças são excessivas e você se sente pressionado.

Falta de perspectiva

Você não vê oportunidades de crescimento e, por isso, não estabelece metas e objetivos dentro da empresa, vivendo um dia após o outro apenas fazendo a sua obrigação.

Dicas para acabar com a desmotivação

  • Faça um planejamento e converse com seu chefe sobre suas pretensões salariais. Se não houver perspectiva de melhoria, planeje algo novo;
  • Descubra qual atividade traz mais satisfação para sua vida e quais são seus talentos e habilidades. Converse com seus gestores sobre isso e, se for o caso, avalie uma possível mudança de profissão;
  • Reconheça seu valor sem esperar por reconhecimento externo. Quando você sabe de seu próprio valor, não depende do reconhecimento dos outros;
  • Encontre um propósito por trás do seu trabalho e da existência da empresa em que você atua;
  • Cobre-se menos e entenda que você não precisa ser o melhor de todos, embora precise sempre dar seu melhor;
  • Desligue-se do trabalho quando estiver fora dele e desfrute momentos de descontração e lazer;
  • Construa seu Plano de Carreira e apresente ao setor de Recursos Humanos da empresa. Assim, é possível saber se os seus objetivos podem ser alcançados em seu emprego atual;
  • Tenha em mente que você trabalha para suprir suas necessidades básicas e para realizar seus sonhos. Perceba quantos ganhos existem por trás do seu trabalho e deixe que seus sonhos sejam responsáveis por sua motivação.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter