Descobri que vou ser pai, o que devo fazer para me manter emocionalmente estável?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / muha04 Ser pai traz diversas mudanças na vida de um homem, e é preciso estar emocionalmente estável para assumir o papel de pai de maneira adequada.

Quando descobre que será pai, o homem é inundado por um turbilhão de emoções como amor, ansiedade, medo, preocupação, cobranças pessoais e felicidade. Para criar um vínculo com o bebê ainda durante a gestação, o cérebro do futuro pai passa por diversas mudanças que afetam tanto seu psicológico como sua percepção e suas expectativas.

Com tantas mudanças acontecendo, é fundamental que o homem saiba se manter emocionalmente equilibrado para dar suporte à futura mãe e para se preparar adequadamente para a paternidade.

Gravidez por empatia

Alguns futuros papais acabam se envolvendo emocionalmente a ponto de desenvolver gravidez psicológica, chamada de Síndrome de Couvade. Embora não seja considerada uma doença, a síndrome faz com que o homem apresente sintomas idênticos ao da gestante: enjoos, aumento de peso, crescimento da barriga, tontura, dores abdominais e dentárias, mudança de apetite, fadiga, insônia, problemas intestinais e até leite nas mamas e dor durante o trabalho de parto.

Por não se tratar de uma doença, não existe um tratamento especifico para a Síndrome de Couvade. É preciso, apenas, que o homem trabalhe suas emoções e supere seus medos e preocupações de modo a criar uma relação positiva com seu filho que está para nascer.

Como assumir o papel de pai

Um dos maiores desafios enfrentados por um novo pai é assumir este papel após ter passado toda a vida sendo filho. Esse processo pode causar uma grande dor emocional, especialmente se ele tiver algum conflito com seus pais ou ainda for muito dependente deles — seja financeiramente ou emocionalmente.

Para assumir o papel de pai, portanto, é preciso que você resolva sua história com seus próprios pais. Qualquer tipo de mágoa, raiva, tristeza, frustração e condenação devem ficar para trás, de modo a evitar que essas dores sejam projetadas na nova família que você está construindo.

Construa sua história

Reflita sobre o tipo de relação que você teve com seu pai: se foi distante, conflituosa, dependente, submissa, ausente, amorosa ou companheira. Um homem aprende a ser pai com seu próprio pai, seja por repetição ou por negação.

Muitos pais querem superproteger e acabam sufocando seus filhos porque não tiveram o pai presente ou porque foram sufocados por eles. Outros comandam e controlam a vida dos filhos porque foram controlados ou porque sentiram falta de alguém para lhes dar orientação.

Não importa qual seja sua história com seu pai: é importante ter consciência sobre o que ficou registrado em você dessa relação e o que você quer construir com seu filho.

Cuide de suas emoções

Por mais que você esteja animado com a ideia de ser pai, esta também é uma situação muito assustadora: trata-se de uma vida que dependerá totalmente de você, do seu trabalho, do seu cuidado e de seu amor.

Não fuja dos seus medos e preocupações. Em vez disso, coloque todas as suas dúvidas e temores no papel e questione cada um deles. Você certamente perceberá que a maioria dos seus receios são irreais.

Crie vínculos afetivos com o bebê

Converse com o bebê ainda dentro da barriga, conte sobre seu dia, fale o que está fazendo, diga o que está sentindo e explique que todas essas emoções são apenas suas. Os pais podem ajudar o bebê a sentir novas emoções, estimulando-o de forma consciente. Falar, contar histórias, cantar e dizer o quanto ele é esperado faz com que o bebê se sinta acompanhado e amado.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter