Déficit de atenção: conheça 3 tipos de tratamento caseiro para o problema

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Mais conhecido como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), o Déficit de Atenção é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda sua vida. É caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

O Déficit de Atenção é resultado de uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal. Quando pessoas que têm este distúrbio tentam se concentrar, a atividade do córtex pré-frontal diminui ao invés de aumentar (como acontece nas pessoas que não apresentam o problema).

Trata-se de uma condição física que se caracteriza pelo subdesenvolvimento e mau funcionamento de certas partes do cérebro, o que leva a uma má comunicação entre os neurônios e falta de sincronização entre as várias partes do cérebro.

Sintomas do Déficit de Atenção

Sintomas comuns de desatenção

– Falta de atenção a detalhes e execução de vários erros por descuido;

– Dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;

– Não escutar quando lhe dirigem a palavra;

– Falta de capacidade de seguir instruções e de terminar deveres e tarefas;

– Dificuldade para organizar tarefas e atividades;

– Hábito de evitar e relutar se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado;

– Costume de perder objetos necessários às tarefas ou atividades;

– Ser facilmente distraído por estímulos externos;

– Ser esquecido em relação às atividades cotidianas.

Sintomas comuns de hiperatividade e impulsividade

– Mania de remexer ou batucar mãos e pés ou se contorcer na cadeira;

– Não conseguir ficar sentado em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que a pessoa permaneça sentada;

– Correr ou subir nas coisas em situações onde isso é inapropriado;

– Sensação de inquietude;

– Incapacidade de brincar ou se envolver calmamente em atividades de lazer;

– Incapacidade de ficar parado por muito tempo;

– Falar demais;

– Não conseguir aguardar a vez de falar, respondendo uma pergunta antes que seja terminada ou completando a frase dos outros;

– Dificuldade de esperar a sua vez;

– Mania de interromper ou se intrometer em conversas e atividades, tentando assumir o controle do que os outros estão fazendo ou usar coisas dos outros sem pedir.

Em geral, é preciso que a criança apresente seis ou mais desses sintomas por mais de seis meses antes de ser feito o diagnóstico de TDAH. Em adultos ou adolescentes, é preciso apresentar apenas cinco destes sintomas.

Tratamento para Déficit de Atenção

O tratamento precoce do TDAH é fundamental para que a vida daqueles que têm o transtorno seja mais saudável, produtiva e com mais qualidade. Por isso, é imprescindível que os sintomas sejam logo identificados e tratados corretamente.

O tratamento do Déficit de Atenção abrange psicoterapia estrutural e organizadora, envolvendo toda dinâmica familiar, medicação quando necessário e muita informação e conscientização sobre o problema. Comprovadamente, a terapia cognitiva comportamental é que dá melhores resultados.

Além disso, existem três métodos caseiros que são muito eficientes para o tratamento do Déficit de Atenção. São eles:

Apoio dos pais e reforço positivo

Os comportamentos negativos relacionados ao Déficit jamais devem ser colocados em foco, e é importante que os pais e cuidadores elogiem e reforcem os comportamentos positivos. O reforço positivo estimula a criança a repetir aquele comportamento.

Portanto, os pais devem aprender a controlar as situações por meio da obediência e autocontrole. Desenvolva sua Inteligência Emocional e saiba como lidar melhor com o transtorno e, na medida do possível, fale com a criança sobre as emoções e como aprender a controlá-las.

Prática de atividade física

O exercício físico é um remédio natural e eficaz para TDAH. Isso porque ele desenvolve as funções do cérebro que controlam a impulsividade e a hiperatividade, além de liberar endorfinas que acalmam o cérebro. Estes compostos de “boas sensações” regulam o humor e o prazer.

A prática de atividades físicas também eleva os níveis de dopamina, noradrenalina e serotonina do sangue. Esses neurotransmissores regulam a capacidade de foco, atenção e os centros de recompensa do cérebro.

Organização e regras

Tenha uma rotina com hora para dormir, acordar, comer e para outras atividades diárias. Livre-se da bagunça, uma vez que a desordem pode contribuir para a sensação de sobrecarga e favorecer a distração. Reduza as coisas jogadas nas mesas e a bagunça espalhada nas prateleiras e pela casa. Designe locais específicos para itens importantes.

Imagem: © Depositphotos.com / Mizina

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter