Dar um tempo no relacionamento funciona? Descubra como ficam as emoções nessa história

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / pgaborphotos Quando um relacionamento passa por um momento ruim, dar um tempo pode ser a solução para reavaliar a união.

A vida a dois pode ser muito desafiadora: são pessoas diferentes tentando ter uma vida em comum. A rotina, as diferenças, as brigas constantes, a quebra de confiança, a dificuldade de convivência e o ciúme excessivo podem desgastar a relação, fazendo com que o casal se distancie.

Quando isso acontece, dar um tempo pode ser a solução para conseguir recomeçar e reviver o amor. Esta, porém, não é uma tarefa fácil de ser realizada, e requer muita conversa, respeito mútuo e vontade de fazer a relação dar certo.

Dar um tempo ou terminar?

Quando o relacionamento passa por muitos momentos de brigas e poucos de harmonia e felicidade, é preciso reavaliar a união. Talvez dar um tempo seja suficiente para encontrar algumas respostas e valorizar o companheiro, e talvez terminar seja a melhor solução para criar uma realidade diferente e mais feliz.

Dar um tempo ou terminar a relação são situações que colocam os indivíduos diante do novo e do desconhecido: os hábitos mudam, os programas são diferentes e os planos precisam ser reavaliados. Alguns casais, inclusive, optam por dar um tempo simplesmente por não terem coragem de terminar a relação e encarar o desconhecido.

Na hora de decidir entre dar um tempo e terminar, avalie se ainda existe sentimento, confiança, desejo, sonhos em comum, aprendizados compartilhados e disposição para o relacionamento. Caso a resposta seja positiva, vale a pena dar um tempo e tentar recomeçar com as mudanças necessárias.

Por outro lado, se acabou a confiança e o respeito, as vidas começaram a tomar rumos diferentes e sem sonhos em comum, talvez seja a hora de colocar um ponto final. Neste caso, pode ser que o sentimento de amor tenha se transformado em comodidade.

Como dar um tempo de forma construtiva

Para evitar ainda mais desentendimentos e discussões, o casal precisa definir as regras desse tempo: se continuarão se falando, se manterão a fidelidade, quanto tempo durará este distanciamento e o que acontecerá nesse período.

Durante o tempo, é preciso que ambos se dediquem a refletir e ouvir seus sentimentos. Algumas perguntas que poderão ajudar nesse processo são:

  • Por que esse relacionamento merece uma segunda chance?
  • Quais são seus sonhos em comum?
  • O que te faz feliz? O relacionamento permite que você viva isso?
  • O que você precisa mudar e/ou melhorar? Você está disposto a realizar essas mudanças?
  • O que você acredita que o outro precisa mudar e/ou melhorar?
  • Você ainda é capaz de admirar seu parceiro, mesmo com todas as suas limitações e dificuldades?
  • O que você precisa aceitar em seu parceiro?
  • O que você ganha permanecendo nessa relação?
  • O que você perde permanecendo nessa relação?
  • O que você perde saindo dessa relação?
  • O que você ganha saindo dessa relação?

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você está enfrentando problemas em seu relacionamento, o primeiro passo é respirar fundo e olhar o problema de fora, reconhecendo seu papel e sua responsabilidade nesse contexto. Você não precisa necessariamente dar um tempo no relacionamento: no Método LOTUS você viverá um final de semana que mostrará as respostas para resolver seus conflitos internos e, consequentemente, os problemas da sua relação.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter