Dalai Lama aponta inteligência emocional como fator decisivo para paz interior

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos / Veronika_S “A educação moderna não é adequada para trazer paz interior”, disse Dalai Lama em discurso a formandos na Índia

Após parabenizar os jovens formandos do Lal Bahadur Shastri Institute of Management, em Nova Délhi, na Índia, Dalai Lama aponta que “não há garantia de que esse conhecimento vai trazer paz interior”. Para ele, falta inteligência emocional no mundo moderno.

O líder tibetano aponta a importância da competência emocional para lidar com as adversidades da vida. “Meu ponto é que as verdadeiras fontes de problemas são as emoções destrutivas. Quer gostemos ou não temos que lidar com essas emoções que nos criam um monte de problemas nos níveis: global, nacional, familiar e individual”, disse ele.

Segundo Dalai Lama, os estudantes não devem se contentar só com sistema educacional existente. “Mesmo que vocês se tornem médicos ou pessoas altamente qualificadas, com PHD, as emoções ainda estão lá”, afirmou.

Qual a importância da inteligência emocional?

Inteligência emocional é um conceito próprio da psicologia, que consiste na capacidade de reconhecer e determinar seus próprios sentimentos e os dos outros, bem como a capacidade de lidar com eles.

A inteligência emocional é um dos principais fatores para ter sucesso em diversos âmbitos da vida. Isso porque, dentre as características estão a capacidade de controlar impulsos e de canalizar emoções para situações adequadas.

Seu uso para a vida pessoal é de extrema importância, uma vez que podemos extrair o melhor de nós mesmos e de cada pessoa envolvida, de maneira benéfica, a fim de alcançar um objetivo.

Como a inteligência emocional pode ajudar a concretizar a paz interior?

Ter paz interior implica ter harmonia e bem-estar emocional, sentir-se satisfeito consigo mesmo apesar dos empecilhos do dia a dia. Alcançar a paz interior exige estar disposto a deixar de lado o que te faz mal e a aceitar todas as suas emoções: implica estar disposto a descobrir tudo sobre você, e, acima de tudo, perceber que só você é capaz de controlar as suas emoções e reações.

A inteligência emocional, por tratar do controle das emoções e da maneira de lidar com as adversidades da vida, é uma ótima aliada da paz interior. Isso porque, uma pessoa com a competência emocional é muito mais plena e equilibrada emocionalmente, e assim, muito mais tranquila e harmoniosa em relação à sua própria paz.

De acordo com Dalai Lama, a responsabilidade dos jovens é fazer a combinação entre a educação moderna e o conhecimento antigo da Índia sobre mente e emoções. Para ele, a principal preocupação é prestar atenção em como lidar com essas emoções de maneira estritamente separada da religião.

Advice to Graduating Students

His Holiness the Dalai Lama's advice to graduating students during the Lal Bahadur Shastri Institute of Management Convocation ceremony in New Delhi, India on April 23, 2018.

Posted by Dalai Lama on Tuesday, April 24, 2018

Desenvolva sua Inteligência Emocional

É preciso aprender a lidar com suas emoções para poder viver uma vida mais tranquila. Se você quer conquistar sua paz interior e equilibrar melhor suas emoções, venha para o Método Lotus: um treinamento de imersão que conduz à uma reflexão profunda de seus comportamentos e como você pode mudá-los.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter