Conhecendo a “ciência da felicidade”

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / PromesaStudio Dentro da inteligência emocional existem diversos fatores que podem te levar a alcançar a felicidade, um deles é sempre admitir seus sentimentos negativos.

Embora a humanidade conte com cada vez mais recursos e se preocupe muito com a saúde do corpo, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que as pessoas não estão satisfeitas ou felizes. A entidade aponta que a depressão tem destacado como uma epidemia global, com taxas de suicídio alarmantes: um a cada 40 segundos.

Ser feliz envolve aspectos que variam para cada indivíduo e, quanto mais complexa a sociedade, mais complexa é a definição deste conceito abstrato e subjetivo. Afinal, qual o segredo da felicidade? Confira a seguir algumas ferramentas que podem te ajudar a atingir a tão sonhada felicidade:

Dicas de Inteligência Emocional para alcançar a felicidade

Perdoe seus fracassos

Perdoar os erros do passado é fundamental para ser feliz. Quem não perdoa a si próprio passa a vida se punindo e sabotando seu sucesso. É provado pela ciência que os baixos níveis de perdão estão relacionados à presença de ansiedade, baixa autoestima e depressão.

Arrisque-se

Busque novas experiências, mude a rotina e saia da zona de conforto! Muitos sonhos são abandonados porque, em algum momento, as pessoas são dominadas pelo medo. Quantos casais insistem em uma relação que não existe mais amor, mas não conseguem se separar? Ou quantas pessoas que permanecem infelizes no trabalho por medo de ficarem sem dinheiro? Descubra quais são os medos que te paralisam e supere-os.

Admita seus sentimentos negativos

Pessoas felizes sabem que nem tudo são flores e admitem suas emoções e sentimentos negativos. Admitir que você sente raiva, inveja ou medo pode te tornar mais flexível e permite que você reconheça que a vida é feita de decepções e dificuldades. É impossível viver sem emoções negativas: elas fazem parte da vida e são naturais. Ao aceitá-las, porém, você consegue se abrir para acessar emoções como amor e alegria.

Assuma a responsabilidade

Encontrar culpados é um hábito do ser humano. Para ser feliz, é preciso assumir a responsabilidade por tudo que acontece na sua vida.

Seja flexível

Carregar as mesmas crenças como verdades absolutas faz com que padrões e experiências se repitam inúmeras vezes. Reflita e perceba se os paradigmas que você carrega ainda são úteis para você alcançar seu bem-estar e sua felicidade.

Tenha direção

Quando você não sabe o que quer, qualquer coisa serve. Portanto, em vez de viver sem direção, trace uma rota para sua vida e prepare-se para superar os obstáculos.

Invista em autoconhecimento

Busque, com base em tudo o que você passou e nas experiências que o formaram, seus pontos fortes e suas debilidades. Explorar e valorizar seus aspectos positivos é essencial para melhorar seus pontos fracos.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter