Conheça a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg e sua relação com ambiente de trabalho

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / JohanH Existem dois diferentes fatores que preservam o comportamento e o grau de satisfação de um funcionário dentro da empresa, que são: motivacionais e higiênicos.

Desenvolvida pelo psicólogo americano Frederick Irving Herzberg, a Teoria dos Dois Fatores foi formulada a partir de entrevistas feitas com 200 engenheiros e contadores, utilizando perguntas que tinham o objetivo de identificar quais aspectos despertam felicidade ou decepção nesses profissionais. Atualmente referência no ramo da Gestão Empresarial, esta teoria gira em torno de dois conceitos: fatores motivacionais e fatores higiênicos.

Os dois fatores da Teoria de Herzberg

Fatores motivacionais

Os fatores motivacionais estão relacionados com as tarefas executadas pelo profissional e o cargo que ele ocupa na organização. Esses fatores envolvem o desenvolvimento individual do colaborador, o reconhecimento pelo seu trabalho e sua autoavaliação.

Fatores higiênicos

Os fatores higiênicos referem-se ao ambiente de trabalho que é determinado pela própria empresa e sua cultura organizacional, ou seja: esses aspectos não estão sob controle do colaborador. Além do ambiente da empresa, esses fatores incluem os benefícios oferecidos, remuneração e políticas adotadas pela companhia.

A Teoria dos Dois Fatores está intimamente ligada à satisfação do profissional em relação a sua própria carreira e ambos os fatores (motivadores e higiênicos) precisam estar em consonância para que o profissional se sinta bem dentro da empresa e possa desempenhar suas funções da melhor maneira possível.

Dicas para aumentar a motivação e a satisfação profissional

Saiba o que te motiva

Caso você tenha um perfil profissional movido a desafios e trabalha em uma empresa que não proporciona isso, dificilmente se sentirá motivado. Ou então, se você precisa de reconhecimento, mas trabalha em um local em que a crítica e a falta de reconhecimento estão sempre presentes, certamente viverá infeliz.

Portanto, o primeiro passo para aumentar sua motivação e satisfação profissional consiste em perguntar a si mesmo: “O que me motiva?”. A resposta pode estar no salário, no status, no crescimento pessoal, na flexibilidade de horários e em diversos outros aspectos. Para encontrar a sua motivação individual, é preciso entender seus próprios valores, identificando o que é realmente importante para você e se suas necessidades estão sendo atendidas no cargo em que ocupa atualmente.

Desenvolva o autoconhecimento

Manter-se motivado exige autoconhecimento. Isso porque as pessoas possuem necessidades diferentes e, consequentemente, são motivadas por razões diferentes. Ter consciência do que realmente traz felicidade para sua vida e quais são seus sonhos, portanto, é essencial para que você possa se manter motivado e alcançar a satisfação na carreira.

Tenha confiança em você

A autoconfiança é fundamental para a motivação: um profissional que não confia nas próprias habilidades jamais terá segurança para realizar suas tarefas e, em vez disso, terá medo de errar, de ser julgado ou de ser rejeitado. É importante estudar as próprias habilidades, potencialidades e virtudes para, assim, confiar no trabalho que realiza.

Invista em bons relacionamentos

Estar alinhado com os colegas, superiores e demais colaboradores garante um clima agradável no ambiente de trabalho e evita conflitos e disputas desnecessárias. O bom relacionamento entre os profissionais de uma empresa funciona como grande fator motivacional.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter