Conheça a teoria da motivação de Maslow

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / zager O psicólogo Abraham Maslow desenvolveu uma pirâmide que classifica as condições necessárias para a satisfação individual.

Embora muitas pessoas associem a motivação apenas ao mundo corporativo e à vida profissional, ela depende de todas as outras áreas da vida. Quanto mais motivados estamos, mais produtivos nos tornamos: é necessário estar motivado para passar por cima dos medos, enfrentar desafios e superar todas as adversidades até o alcance de seus sonhos.

Hierarquia das necessidades de Maslow

Existem diversas teorias sobre a motivação, sendo que a Teoria de Maslow é uma das mais famosas entre elas. Desenvolvida pelo psicólogo Abraham Maslow, esta teoria apresenta uma pirâmide que categoriza as condições necessárias para que cada pessoa alcance a satisfação pessoal e profissional.

Categorias da Pirâmide de Maslow

Necessidades básicas: reúne as principais prioridades do ser humano, como respirar, repousar e se alimentar. Sem atender a essas necessidades, o indivíduo adoece e morre;

Necessidades de segurança: diz respeito à estabilidade básica, busca de proteção contra a ameaça ou privação. Em geral, é representada pela segurança financeira, segurança da família e de saúde.

Necessidades sociais: necessidades relacionadas à participação e atividade social, como amizades, aceitação social, suporte familiar e amor;

Necessidades de status e estima: necessidade de ser reconhecido como uma pessoa competente, de ter autoconfiança, respeito, ser aprovado pelas pessoas, ter status, prestígio e consideração;

Necessidade de autorrealização: são as necessidades mais elevadas do ser humano, quando usam o máximo do seu potencial, quando sabem que estão fazendo o melhor com suas habilidades e superando desafios. É uma necessidade instintiva do ser humano.

Motivação e necessidades

Segundo a Teoria de Maslow, para ter motivação é preciso identificar qual é a categoria mais baixa na qual a pessoa tem uma necessidade. E é necessário suprir essas necessidades antes de pensar em outras ou em categorias mais altas. Uma pessoa que tem autoconhecimento sabe identificar quais são as suas necessidades atuais e buscar os meios de motivação para alcançá-las.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter