Conheça os tipos de ansiedade mais comuns

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / innovatedcaptures A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, porém se excessiva ela pode se transformar em uma doença.

A ansiedade é um sentimento associado à preocupação excessiva com o futuro e ao medo de que alguma coisa possa sair do controle e acabar dando errado. Trata-se de uma reação biológica natural e instintiva, que dispara uma espécie de “alarme” quando o cérebro percebe que o indivíduo está sob algum tipo de ameaça ou situação desconfortável.

Quando o indivíduo está ansioso, uma onda de hormônios é disparada, fazendo com que a pessoa entre em um estado de luta-fuga, que prepara o corpo para uma reação. As principais sensações físicas associadas à ansiedade são:

  • Dificuldade para respirar;
  • Suor excessivo;
  • Tontura;
  • Tremores;
  • Batimento cardíaco acelerado.

A ansiedade é importante para o ser humano, pois ela permite que o indivíduo se prepare e planeje suas ações para lidar com determinadas situações. As sensações físicas ocorrem de forma instantânea, e leva poucos segundos até que o córtex entenda se a situação representa uma ameaça real. Caso não haja perigo, o sistema nervoso começa a se acalmar.

Quando ansiedade acontece de forma repentina, sem que haja alguma situação de perigo real e se apresenta de maneira intensa e duradoura, ela passa a atrapalhar as atividades cotidianas e a rotina da pessoa, caracterizando um distúrbio de ansiedade.

Tipos de ansiedade mais comuns

Ataques de pânico

Ocorrem sem nenhuma razão aparente e o indivíduo sofre com sintomas muito intensos, tais como: falta de ar, coração acelerado, tonturas e sensação de morte iminente.

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Caracteriza-se por ações repetidas ou rituais compulsivos. Nesse caso, a ansiedade se manifesta em forma de ideias obsessivas e, por mais que o indivíduo saiba que não há sentido em se sentir assim, ele não consegue evitar esses pensamentos.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Caracterizado pela ocorrência de flashbacks e pesadelos sobre um evento traumático que tenha ocorrido na vida da pessoa. Nesse transtorno, a pessoa revive o episódio e sente as mesmas coisas, como se o fato estivesse ocorrendo novamente.

Fobias

São marcadas pelo medo intenso e desproporcional de algo que não representa perigo. Algumas pessoas têm medo de animais inofensivos como aves, por exemplo, enquanto outras possuem um pavor inexplicável de palhaços.

Ansiedade generalizada

Preocupação excessiva com diversas áreas da vida e da rotina: trabalho, filhos, saúde e segurança dos familiares. Este tipo de ansiedade pode ocasionar sintomas físicos como dor de cabeça, estômago, cansaço e tensões musculares.

Principais causas para ansiedade

A ansiedade está totalmente conectada a emoções como alegria, medo, tristeza e raiva. Alguns episódios vivenciados pela pessoa podem engatilhar o transtorno, tais como:

  • Traumas intrauterinos;
  • Histórico familiar;
  • Passar por algum evento traumático;
  • Rotina estressante.

A maneira mais eficaz de enfrentar o problema é por meio do entendimento e reconhecimento dos gatilhos que levam ao transtorno. Além de praticar exercícios físicos — que ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade —, um treinamento de Inteligência Emocional pode transformar completamente a vida da pessoa ansiosa.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter