Conheça os principais sintomas da insônia e como evita-la

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / photographee.eu Para evitar a insônia é preciso, se utilizar de técnicas de relaxamento, preparar o ambiente, estabelecer uma rotina, eliminar hábitos ruins e cuidas das emoções.

Caracterizada pela dificuldade para dormir e ter uma noite tranquila, a insônia pode ser ocasionada por diversos fatores: preocupações em excesso, traumas, ansiedade ou problemas específicos de saúde. Trata-se de um distúrbio do sono que prejudica diretamente a qualidade de vida do indivíduo, uma vez que este é um problema que gera cansaço, irritabilidade, dificuldades de concentração e problemas de humor.

Além disso, a falta de energia ocasionada pela privação do sono gera problemas que interferem significativamente na vida pessoal, profissional e na saúde física e emocional do indivíduo.

Principais causas que desencadeiam o problema

  • Excesso de preocupações relacionadas a assuntos específicos e pontuais;
  • Ansiedade;
  • Estresse por conta do trabalho;
  • Rotina irregular e alterações no relógio biológico;
  • Depressão;
  • Distúrbios psiquiátricos;
  • Doenças como refluxo gastresofágico, distúrbios na tireoide, insuficiência cardíaca e doenças pulmonares;
  • Maus hábitos como tomar muito café, o uso de álcool e drogas, fumar, consumo de medicamentos que possuam substâncias estimulantes ou trabalhar em excesso e até tarde.

Como as emoções interferem para o desenvolvimento do problema

Muitos transtornos ou doenças são uma maneira que o corpo encontra de sinalizar que algo não vai bem. O organismo nota esse desequilíbrio e o manifesta por meio da insônia ou de outros tipos de doenças emocionais.

É comum que mulheres grávidas tenham insônia por conta dos diversos desconfortos físicos comuns da gestação, além dos desequilíbrios hormonais e da ansiedade pela chegada do bebê. A Inteligência Emocional defende que os bebês sentem e interpretam tudo que a mãe sente durante o período gestacional e, por esse motivo, pessoas que sofrem de insônia podem ter desenvolvido o problema ainda no útero materno. Nesses casos, procedimentos terapêuticos são ferramentas eficientes para solucionar o problema por meio de reprogramação emocional e autoconhecimento.

Dicas para evitar a insônia

Utilize técnicas de relaxamento

Ouvir músicas relaxantes, utilizar relaxamentos induzidos ou relaxamento muscular progressivo são ações que ajudam a esvaziar a mente e preparar o corpo para descansar e adormecer. As técnicas de relaxamento para diminuir a ansiedade são muito eficientes para minimizar os pensamentos e emoções que dificultam o processo de adormecimento.

Prepare o ambiente

Evite deitar com a televisão ligada ou ouvindo música. Desconecte-se e utilize seu quarto apenas dormir. Diminuir a luz, evitar ruídos e qualquer tipo de agitação é fundamental, assim como não realizar atividades estimulantes antes da hora de ir para a cama.

Estabeleça uma rotina

Ter horários bem definidos para dormir e acordar auxilia no condicionamento da mente e do corpo e, consequentemente, ajuda a combater a insônia.

Elimine hábitos ruins

Evite comer muito antes de dormir e tente fazer refeições mais leves durante a noite, evitando ingerir bebidas alcoólicas, cafeína, drogas e nicotina.

Cuide de suas emoções

Aprender a identificar e lidar com as próprias emoções é fundamental para ter noites de sono mais tranquilas. Evitar o estresse, minimizar as preocupações, reduzir a ansiedade e perceber maneiras de lidar com as emoções de forma saudável é fundamental para diminuir as tensões que causam dificuldade para adormecer.

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter