Conheça os benefícios da dinâmica do abraço coletivo para estimular o trabalho em equipe

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / SimpleFoto Dinâmicas que incentivam o abraço são poderosas ferramentas para estimular o trabalho em equipe e estreitar laços entre os colaboradores.

Um abraço verdadeiro é capaz de trazer sensações de proteção, amor e segurança, além de fazer bem para a saúde física e emocional, ativar todo o corpo, auxiliar na prevenção de doenças e acelerar a recuperação do organismo. Muito mais do que um gesto de carinho e compaixão, o abraço é uma forma de comunicação não-verbal.

Nesse sentido, dinâmicas para trabalho em equipe que incentivam o abraço podem ser poderosas ferramentas para empresas que precisam estreitar os laços entre as equipes — seja em reuniões, cursos ou treinamentos.

Benefícios do abraço

Estudos apontam que pessoas que foram mais abraçadas durante a infância demonstram menos sintomas de estresse emocional e agressividade na vida adulta, e que as sensações táteis dos abraços protetores que recebemos na infância se mantêm no sistema nervoso até a vida adulta. Além disso, um abraço verdadeiro traz os seguintes benefícios:

  • Libera oxitocina, conhecida como o hormônio do amor e da felicidade;
  • Reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse;
  • Relaxa os músculos, diminuindo a tensão e ajudando a controlar a ansiedade;
  • Libera dopamina, hormônio que aumenta o desejo sexual;
  • Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos;
  • Diminui o risco de doenças cardíacas;
  • Aumenta significativamente a quantidade de hemoglobina no sangue — que leva o suprimento vital de oxigênio para todos os órgãos, incluindo coração e cérebro;
  • Fortalece o sistema imunológico.

Como fazer dinâmicas do abraço

Abraço positivo

Coloque uma música relaxante e calma, induzindo os participantes da dinâmica a pensar em sentimentos e emoções positivas, conectando-se com o seu melhor. Uma vez estabelecida esta conexão, peça que todos troquem abraços e falem uma palavra positiva a seus colegas. Ao final, todos receberão o melhor um do outro e estarão mais felizes e positivos.

Dinâmica do abraço coletivo

Em um local espaçoso, coloque uma música animada e peça para que todos os participantes formem uma roda. Uma a uma, chame as pessoas para entrar no círculo e ganhar um abraço de todos. Ao final, todos estarão com a sensação de pertencimento e sentindo-se abraçados e com a energia em alta.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter