Conheça o estresse de verdade: saiba qual a diferença entre eustress e distress

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Maridav O estresse pode ser positivo (eustress) ou negativo (distress).

Considerado uma epidemia global, o estresse é um problema que está associado à quantidade excessiva de informações, responsabilidades e mudanças a que o ser humano está exposto diariamente. Trata-se de um mecanismo de defesa do organismo, que precisa se adaptar às diferentes situações e emoções.

O estresse pode ser negativo (distress) ou positivo (eustress), e o corpo produz ambos diariamente, respondendo às emoções e situações vividas. É a forma como cada indivíduo administra suas próprias emoções que define qual o tipo de estresse será atribuído a cada experiência.

Diferença entre eustress e distress

Eustress

O eustress é uma manifestação eufórica de satisfação e felicidade que pode esgotar o indivíduo, especialmente se vier acompanhado de ansiedade. Este é um estado que está associado a situações positivas, como estar apaixonado, assinar um contrato importante, conquistar um emprego desejado ou diante de qualquer expectativa positiva.

O eustress pode trazer sintomas como insônia, alteração no apetite, ansiedade, euforia e falta de concentração. Ele pode se tornar uma felicidade desmedida e incontrolável, consumindo toda a energia do indivíduo.

Distress

O distress faz a pessoa resistir, relutar e remoer as situações, entrando em ciclo vicioso de desequilíbrio que causa esgotamento físico e mental. Essa manifestação está associada a sintomas como tristeza, cansaço, tensão, ansiedade, insegurança, estafa, diminuição da capacidade de concentração, agressividade e passividade.

O distress surge a partir de situações que excedem o limite de tolerância do indivíduo e exigem o desprendimento de uma grande quantidade de energia, como demissão, separação conjugal, perda de um ente querido, excesso de trabalho ou falta de atividades prazerosas.

Equilíbrio entre distress e eustress

Muitas pessoas se desgastam por conta de preocupações a respeito de coisas que não podem ser mudadas ou controladas — como o clima, o estado de saúde de algum parente ou o trânsito. Outras perdem muito tempo remoendo coisas do passado e revivendo a dor da situação.

Quem tem esse tipo de atitude geralmente fica pensando e reclamando das situações, mesmo sabendo que não pode fazer nada a respeito desses problemas. Isso faz com que uma quantidade enorme de energia seja gasta desnecessariamente, gerando desgaste e estresse.

Para acabar com o estresse, especialmente o distress, identifique quais situações estão fora do seu controle e reflita sobre a melhor forma de pensar e agir para enfrentar essas adversidades. Direcione sua energia para fazer coisas que trazem satisfação pessoal e reabastecem a energia — como viajar, praticar atividades físicas, estar em contato com a natureza e brincar com seu filho ou pet.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter