Transtorno de ansiedade: conheça alguns tipos

Publicado em: 03/11/2018 Por: Redação SBie
Stressful Condition Icon Flat Isolated– ilustração de bancos de imagens

Conhecer os tipos de ansiedade é importante para identificar qual se encaixa para o tratamento

Quando ansiedade acontece de forma repentina, sem que haja alguma situação de perigo real e se apresenta de maneira intensa e duradoura, ela passa a atrapalhar as atividades cotidianas e a rotina da pessoa, caracterizando um distúrbio de ansiedade

Muitos já escutaram sobre a ansiedade e os problemas que podem causar em nossa vida, mas entender os tipos de ansiedades e identificar a origem do problema pode ser essencial para o tratamento.

Tipos de ansiedade

Ataques De Pânico E Transtorno Do Pânico

São ataques de pânico que ocorrem sem nenhum motivo concreto e a pessoa afetada pelos ataques sente medo que aconteça novamente, causando sintomas como falta de ar, coração acelerado, tonturas e sensação de morte iminente.

Fobias

A fobia é o medo irreal e intenso de algo que não representa perigo. Medos por exemplo de alguns animais inofensivos ou palhaços.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Nesse transtorno a pessoa pode ter pesadelos com traumas que aconteceram ao longo da vida, ela revive o episódio como se estivesse acontecendo novamente.

O transtorno obsessivo-compulsivo

Caracteriza-se por ações repetidas ou rituais compulsivos. Nesse caso, a ansiedade se manifesta em forma de ideias obsessivas e por mais que o indivíduo saiba que não há sentido em se sentir assim, ele não consegue evitar esses pensamentos.

Inteligência Emocional

A maneira mais eficaz de enfrentar o problema é por meio do entendimento e reconhecimento dos gatilhos que levam ao transtorno. Além de praticar exercícios físicos — que ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade —, um treinamento de Inteligência Emocional pode transformar completamente a vida da pessoa ansiosa.

Translate »