Conheça 6 qualidades de quem tem estabilidade emocional no trabalho

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

O ambiente de trabalho é um local em que somos avaliados o tempo todo — pelos nossos superiores, pelos colegas de trabalho, clientes e até por nós mesmos. Por isso, não basta apenas gerar e entregar resultados: também é necessário ter estabilidade emocional para se dar bem profissionalmente.

Reagir com calma e segurança, responder bem a situações de estresse, saber se relacionar de forma positiva e construtiva e usar o máximo de suas qualidades são alguns aspectos que caracterizam a estabilidade emocional. Trata-se de um conjunto de escolhas e comportamentos que só são adquiridos por meio do desenvolvimento da Inteligência Emocional.

Características de quem tem estabilidade emocional no trabalho

Conheça a seguir as seis principais qualidades das pessoas que possuem estabilidade emocional no trabalho e que são desenvolvidas com o uso da Inteligência Emocional:

Resiliência

Uma pessoa resiliente não entra em desespero diante de algum imprevisto ou adversidade, muito pelo contrário: ela desafia a situação e aprende com os erros cometidos. Um profissional resiliente é capaz de trabalhar sob pressão e de perseverar diante dos problemas, está preparado para ouvir um “não” e encara essas negativas como incentivo para buscar um “sim”. Em um mercado cada vez mais competitivo, esta é uma atitude fundamental para o sucesso.

Autoconhecimento

Pessoas que desenvolvem o autoconhecimento reconhecem seus comportamentos, suas atitudes, limitações e potenciais, tornando-se mais autênticos e seguros de si. A autopercepção permite que a pessoa saiba qual a sua reação diante de cada emoção e situação, permitindo que ela tenha autocontrole e encontre formas assertivas de se comportar. Essas pessoas são capazes de estabelecer relações interpessoais saudáveis e conquistar a confiança dos colegas de trabalho.

Assertividade

Ser assertivo é saber se posicionar de forma firme e educada: é saber dizer sim quando esta for a resposta mais adequada, mas também saber dizer não quando necessário. Uma pessoa assertiva sabe se comunicar de forma segura e passar uma mensagem sem manipular os outros, dizendo o que é preciso ser dito. Ser assertivo é ser objetivo, honesto, transparente e saber ouvir a opinião dos outros. Com essa atitude, sempre respeitosa e séria, é possível conquistar a credibilidade e confiança das pessoas.

Positividade

Pessoas positivas extraem o melhor de cada situação e conversam com as pessoas sobre o lado positivo das coisas. Trata-se de um comunicador positivo. Da mesma forma que um ambiente de trabalho ruim pode influenciar no humor das pessoas, a positividade de uma pessoa também pode interferir no ambiente e gerar um clima mais calmo e agradável.

Automotivação

Pessoas motivadas encontram equilíbrio nas principais áreas de sua vida, são conscientes de suas escolhas e de sua jornada, sabem quais são os fatores que a motivam e batalham por eles. Além disso, elas sabem qual seu papel e importância no mundo, no ambiente familiar e no âmbito profissional, sentindo-se motivadas a cumprir seu propósito.

Inteligência Emocional

Pessoas que tem Inteligência Emocional sabem controlar e lidar com as emoções, sem deixar que elas interfiram negativamente em suas relações. Elas sabem compreender e respeitar as diferenças entre as pessoas, sem exigir que todos sejam e pensem como ela. Além de lidar com as emoções de forma positiva, são capazes de compreender que todas as pessoas têm limitações e fraquezas que devem ser respeitadas, sendo menos críticas em relação a elas e aos outros.

Você se identificou com alguma dessas qualidades? Você sente que tem estabilidade emocional no trabalho? A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, treinada e praticada diariamente, e o Método LOTUS existe para isso: ajudar no seu processo de desenvolvimento emocional.

Imagem: © Depositphotos.com / andresr

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter