Confira dicas de como controlar o choro no trabalho

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / jehsomwang Dentro do ambiente corporativo é preciso sempre manter a calma e a tranquilidade.

Todas as pessoas já passaram por algum tipo de situação em que sentiram vontade de chorar durante o horário do expediente. Quem nunca foi ao banheiro do escritório para extravasar uma emoção que não podia mais ser contida?

Rodrigo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie) diz que chorar é um tabu na nossa sociedade — especialmente para os homens. “As pessoas pensam que chorar é sinal de fraqueza. Porém, quando choramos, nos internalizamos mais rapidamente e podemos entrar em contato com aquilo que nos incomoda. Esse é o principal objetivo da tristeza: fazer com que cada um consiga olhar para dentro de si e entender quais são as dores que precisam ser sanadas”, explica.

Esse julgamento negativo em relação ao choro acontece, em geral, porque as pessoas têm muita dificuldade para lidar com as próprias emoções e ficam sem saber como agir ao ver outra pessoa chorando.

No ambiente corporativo, o ideal é agir com calma e tranquilidade — afinal, um profissional que deseja alcançar sucesso na carreira precisa apresentar uma postura equilibrada e ter bom senso. Por outro lado, é importante não se culpar e não sentir vergonha caso você tenha chorado no escritório: em vez disso, faça uma reflexão sobre suas emoções e entenda que elas sempre estarão presentes em todos os momentos da sua vida, sendo necessário aprender a administra-las.

Dicas para controlar o choro no trabalho

  • Separe os problemas pessoais da vida profissional;
  • Evite desabar com seu chefe ou colegas de trabalho durante o expediente. Esse tipo de atitude não ajudará com seus problemas e contribui para a improdutividade;
  • Caso o problema seja grave, tente tirar um dia de folga para resolve-lo e evite que isso interfira no seu rendimento profissional;
  • Quando se sentir triste durante o trabalho, respire fundo e pausadamente;
  • Tente não pensar nas questões pessoais enquanto estiver trabalhado, preferindo focar nas suas tarefas. Esta atitude irá servir não apenas para melhorar sua concentração, mas para te distrair dos seus problemas.

Invista no seu equilíbrio e desenvolva sua Inteligência Emocional

Você sente que não tem equilíbrio sobre suas emoções e que elas estão dominando sua vida? Variações bruscas de humor, crises de choro, acessos de raiva e tristeza constante são sinais de desequilíbrio emocional que podem paralisar sua vida e comprometer a carreira.

Para lidar com os problemas de forma saudável e saber encarar as frustrações da vida, é fundamental desenvolver sua Inteligência Emocional e o autoconhecimento. Conheça o Método LOTUS, um treinamento de imersão que traz consciência a respeito das questões internas que precisam ser resolvidas, permitindo que você transforme suas dores em aprendizado, livre-se de mágoas e padrões limitantes que atrapalham seu desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter