Confira 3 dicas de como deixar de ser uma chefe insegura

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / DarkBird A insegurança está, muitas vezes, associada ao medo do indivíduo falhar e ser desprezado.

A insegurança é um reflexo do sentimento de inferioridade, da sensação de incapacidade e da crença do não merecimento. Para a Inteligência Emocional, a insegurança se manifesta pelo medo do fracasso e da rejeição.

É importante salientar que o medo é uma emoção fundamental na vida dos seres humanos, sendo responsável por proteger o indivíduo de algumas situações e os fazer agir em determinadas circunstâncias. Porém, no ambiente corporativo (principalmente quando se ocupa um cargo de liderança), o excesso de medo pode ser muito prejudicial para a evolução da carreira.

Dicas de Inteligência Emocional para se livrar da insegurança no trabalho

Desenvolva sua autoestima

A autoestima é fundamental em qualquer área da vida e, para a carreira, ela pode ser tão importante quanto um bom currículo. Para desenvolver e elevar sua autoestima no trabalho, é necessário trabalhar o autoconhecimento, uma vez que olhar e entender as próprias características é primeiro passo para se conhecer e se aceitar mais.

Quando você é capaz de aceitar suas próprias limitações e reconhecer suas características positivas, passa a se sentir mais seguro de suas ações, comportamentos e decisões.

Questione seus medos

Faça um exercício de colocar no papel todas as situações que costumam te deixar desconfortável e insegura, questionando se esses são medos reais e se realmente há motivos para você se sentir assim. Com isso, você certamente perceberá que fugir de determinadas situações e conviver com a dúvida pode ser mais doloroso do que sair da zona de conforto e encarar os medos.

Tenha em mente que encarar suas crenças limitantes e enfrentar seus medos é uma ação que permite que você aprenda muito sobre si mesma e leve esse conhecimento para as próximas experiências.

Reavalie algumas crenças

Quantas coisas você deixou de fazer por medo do desconhecido ou por não se sentir capaz? Faça esse questionamento e avalie quais as sensações que limitaram seus impulsos e desejos. Em seguida, reflita racionalmente sobre as raízes dessas crenças. Por fim, lembre-se de todas as situações em que você teve sucesso e desconstrua cada padrão limitante.

Perceba que é possível canalizar sua energia em ações positivas e, assim, não desperdiçar seu tempo dando foco a seus medos. Sempre que se sentir insegura ou incapaz diante de determinado desafio profissional, lembre-se das suas conquistas passadas e tenha certeza que de que é capaz.

 

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter