Complexo de inferioridade: 5 dicas de como superar a fragilidade emocional

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / konstantynov Embora se sentir inferior a outra pessoa seja um sentimento natural, o complexo de inferioridade é um problema que pode atrapalhar a vida e o desenvolvimento das pessoas.

Todas as pessoas já se sentiram inferiores em algum momento da vida. Por mais estranho que pareça, é natural se sentir assim em determinados momentos, uma vez que não sabemos fazer tudo e nem sempre acertamos. O grande problema é quando o complexo de inferioridade se torna frequente a ponto de atrapalhar as decisões individuais e impedir a realização dos planos pessoais.

O que gera complexo de inferioridade?

Algumas situações da infância podem trazer a sensação de rejeição e falta de amor, levando ao complexo de inferioridade. São elas:

  • A pessoa não se sente amada, tornando-se incapaz de amar a si mesma e confiar em seus valores. Como consequência, ela desenvolve o hábito de se inferiorizar, sempre reforçando a falta de amor;
  • O excesso de afeto e cuidado também pode desencadear o complexo de inferioridade, pois uma criança excessivamente protegida pode crescer se sentindo incapaz de fazer qualquer coisa sozinha. Neste caso, ela se torna uma pessoa insegura e dependente, justamente porque não conhece suas capacidades;
  • Quem foi muito cobrado e comparado com outras pessoas durante a infância também pode crescer com o sentimento de incapacidade e inferioridade;
  • Crianças que apresentam alguma questão física — como doença ou excesso de peso — tendem a se sentir inferiores, podendo crescer com complexo de inferioridade;
  • Gravidez não planejada, tentativa de aborto, sofrimento fetal, pais queriam que o filho fosse de outro sexo, depressão materna, morte de algum dos pais, abandono, maus tratos ou abuso físico/sexual.

Sintomas do complexo de inferioridade

Os comportamentos adotados por quem tem complexo de inferioridade são mecanismos de proteção que acabam camuflando as falhas da pessoa e aumentam a fragilidade emocional. Os principais são:

  • Hábito de se diminuir o tempo todo e achar que os outros são superiores;
  • Crença de que não merece ser amado e que nunca será aceito e reconhecido pelas pessoas;
  • Crença de que não é uma pessoa boa o suficiente para realizar qualquer coisa, mesmo que a realidade mostre o contrário;
  • Hábito de se comparar com os outros;
  • Demonstrações de inveja;
  • Busca por reconhecimento;
  • Preocupação excessiva com a opinião das pessoas;
  • Mania de apontar defeitos nas pessoas;
  • Isolamento;
  • Necessidade de demonstrar superioridade, segurança e exibir as próprias conquistas;
  • Medo de arriscar, perdendo diversas oportunidades;
  • Incapacidade de dizer não;
  • Sensibilidade a críticas;
  • Vitimização;
  • Perfeccionismo excessivo.

Dicas para superar o complexo de inferioridade

Pare de se comparar

A comparação nunca é positiva e não vai fazer você se sentir melhor. Tenha em mente que as pessoas são diferentes e, por isso, possuem necessidades, habilidades, desejos e histórias de vidas diferentes. Cada pessoa é única e tem suas particularidades: você pode até não ser tão bom em algumas coisas, mas certamente possui características positivas que outra pessoa não tem.

Mude o foco

Ninguém é perfeito. Se você enxergar somente suas imperfeições, nunca se sentirá capaz e confiante. Tire o foco do que está errado e tenha consciência do seu potencial, das tarefas que realiza bem e dos seus dons. Toda vez que se criticar por algo, lembre-se de encontrar pelo menos uma qualidade positiva.

Valorize suas conquistas

Escreva sobre seus sucessos ao longo da vida, as realizações das quais se orgulha e memórias queridas. Quando se sentir incapaz de fazer alguma coisa, veja sua lista e lembre-se de como você é uma pessoa capaz e fantástica.

Tenha autoconhecimento

Quanto mais você se conhece, mais motivos você tem para confiar em si mesmo e se sentir capaz. Conhecer sua história de vida, sua personalidade, suas forças, fraquezas e sua forma de se relacionar com as pessoas permite que você tenha uma visão clara do seu funcionamento e de como você reage em cada situação da vida.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

O complexo de inferioridade está enraizado no desejo de ser como outra pessoa, por falta de amor próprio. Se você quer começar a se amar, precisa olhar para você e para sua história de vida. Nós sabemos como lhe ajudar: conheça o Método LOTUS e comece uma história de amor com você mesmo!

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter