Como trabalhar a carência afetiva no casamento?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / zaretskaya A carência afetiva é marcada por uma forte dependência emocional, em que a pessoa condiciona sua felicidade ao companheiro.

A carência afetiva está associada a uma forte dependência emocional em que o indivíduo acredita que precisa da outra pessoa para conseguir se sentir feliz, amado e valorizado. Essa é uma situação muito prejudicial para o relacionamento e se torna um peso para o casal, já que nenhum companheiro é capaz de tapar os buracos emocionais de uma pessoa.

As primeiras relações da vida de um indivíduo determinam sua capacidade de dar e receber carinho na vida adulta. Quando as crianças não recebem carinho ou sofrem com rejeição e abandono, costumam desenvolver uma carência afetiva que acompanha o indivíduo até a vida adulta. A maneira como a criança interpreta fatos traumáticos durante a infância também interfere diretamente no seu comportamento afetivo.

Vale destacar que o excesso de carinho e cuidado pode ser tão prejudicial quanto a ausência de zelo. Isso porque pessoas que cresceram cercadas de atenção acabam se tornando muito dependentes dos pais e, como consequência, tendem a sentir que não são capazes de fazer nada sozinhas — inclusive amar a si mesmas.

A carência afetiva faz com que a pessoa condicione sua felicidade aos outros, e é preciso cuidar das próprias questões internas para livrar-se desta dependência responsável por acabar com muitas relações.

Características de pessoas que sofrem com carência afetiva

  • Ciúmes excessivo e hábito de controlar o parceiro;
  • Dependência de outras pessoas para se sentir feliz;
  • Tendência a aceitar qualquer coisa dentro do relacionamento por medo de ficar sozinha;
  • Dificuldade de manter relacionamentos duradouros;
  • Tendência a abandonar os planos pessoais e viver apenas a vida do parceiro;
  • Necessidade de chamar atenção;
  • Hábito de se colocar como vítima das situações;

Como trabalhar a carência no relacionamento

Descubra o prazer da sua própria companhia

Antes de se relacionar com qualquer pessoa, você deve aprender a apreciar sua própria companhia. Passar algumas horas lendo um bom livro, assistindo a um filme ou até mesmo refletindo sobre questões pessoais é importante para qualquer relacionamento.

Aceite a maneira como o outro demonstra carinho

Existem várias maneiras de demonstrar amor e cuidado que vão muito além do “eu te amo”. Gestos simples como preparar a comida preferida do parceiro, deixar um bilhete de bom dia na geladeira e se preocupar com as questões da vida cotidiana também são maneiras de amar. Aceite a maneira como as pessoas demostram o amor e reconheça essas pequenas demonstrações.

Valorize-se

Aprender a gostar de si mesmo é essencial para manter um relacionamento saudável com o outro, e o autoconhecimento é fundamental para este processo. Portanto, conheça suas qualidades, aprenda a lidar com as suas limitações, lembre-se sempre do seu valor e de todas as suas conquistas. Dê a você tudo aquilo que busca no outro: elogie-se, tire férias, saia para passear. Pare de sofrer com falta de amor próprio e permita-se amar ao outro sem se tornar dependente.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter