Como superar uma traição no casamento ou namoro

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

São diversos os motivos que podem levar a uma traição no casamento ou namoro: falta de comunicação entre o casal, rotina, paixão (ou a falta dela), necessidade de autoafirmação, insegurança e, até mesmo, por ter sido a única forma que a pessoa aprendeu de se relacionar.

Ao contrário do que muitas pessoas dizem, os motivos que levam a uma traição importam bastante, pois são justamente eles que vão lhe ajudar a fazer uma avaliação sobre o que será feito daquele momento em diante.

Se uma pessoa trai porque acabou o amor ou porque ela se apaixonou por outro, insistir na relação é uma escolha que exige diálogo, recomeço, novos acordos, renovação da confiança e autoestima. É um processo de reconstrução no qual somente o tempo poderá mostrar se a escolha foi acertada.

Porém, se existe amor e o deslize foi impulsionado pela rotina ou por questões emocionais mal resolvidas, vale a pena reavaliar antes de colocar tudo a perder. Nesses casos, é comum que exista um recomeço na relação e na história individual de cada pessoa. Por isso, é importante identificar e trabalhar as questões emocionais que, caso sejam resolvidas, podem salvar a sua relação.

Traição: causas emocionais

As duas pessoas envolvidas no relacionamento são responsáveis pela traição, e é importante saber olhar para a história de vida individual para conseguir entender o que aconteceu. Existem causas emocionais que podem ter levado a relação à situação atual e, enquanto essas questões emocionais não forem resolvidas, os padrões de relacionamento se repetirão mesmo com pessoas diferentes.

Veja alguns exemplos de causas emocionais que podem levar à traição e como superar uma traição por meio da consciência e do autoconhecimento:

Repetição de histórias

Se durante a infância você viu seus pais traírem, é possível que você tenha aprendido que a traição faz parte dos relacionamentos. Assim, você reproduzirá esse padrão em sua vida, traindo ou sendo traído, a não ser que consiga dar um novo significado à traição.

Isso não quer dizer que seus pais são os culpados, pois eles também podem estar reproduzindo o que aprenderam em algum momento. É importante interromper esse ciclo e assumir a responsabilidade da sua história. A terapia é fundamental nesse caso.

Insegurança/autoestima baixa/ necessidade de autoafirmação

Algumas pessoas precisam provar para elas mesmas que são importantes, desejadas e amadas. Este é um traço muito comum entre pessoas que foram rejeitadas, muito criticadas ou não foram devidamente estimuladas quando crianças.

Ainda que tenha uma boa relação com o parceiro, a traição é uma forma dessa pessoa encontrar amor, sentir segurança e elevar a sua autoestima. Se esse é o seu caso ou do seu parceiro, procure ajuda de um profissional para trabalhar as questões pessoais e se libertar da necessidade de encontrar o amor e a segurança no outro.

Medo da responsabilidade

Casamento, família e relacionamentos exigem maturidade, compromisso e responsabilidade. Essa situação pode apavorar pessoas que foram muito mimadas, superprotegidas, não aprenderam a seguir regras e lidar com problemas. Algumas pessoas traem simplesmente para criar uma situação desconfortável que acabe com a relação e permita que ela fuja da responsabilidade.

Ausência de afeto

Uma pessoa que não teve afeto na infância cresce sem referência de amor, sem saber como amar e ser amado, e com a sensação de que não merece ser amada. A falta de um dos pais (referencia masculina ou feminina) também pode gerar dificuldades de relacionamento. Exatamente por não saber como lidar com as relações e com o amor, a traição acaba sendo uma das formas de proteger a pessoa daquilo que ela não aprendeu a sustentar.

Evolua

Se você passou por uma situação de traição, tente compreender que as pessoas não se encontram por acaso e que todos os relacionamento trazem e levam algum aprendizado. Assim, você poderá substituir a dor pela consciência e pela busca por sua evolução.

Superar uma traição é muito mais do que apenas deixar o orgulho de lado e perdoar: é saber olhar para o ser humano e enxergar o que existe por trás dos seus comportamentos, é entender que você tem o papel de ajudar o outro a evoluir, se libertar das suas dores emocionais e das histórias que trazem dor.

Se você se identificou ou identificou no seu parceiro alguma das situações acima, não deixe de procurar a ajuda de um profissional, pois esses processos são inconscientes e necessitam de mudança. Se você quer entender melhor sua história e encontrar forças para recomeçar, conheça o Método LOTUS e mude completamente sua vida.

Imagem: © Depositphotos.com / atholpady

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter