Como superar o trauma de presenciar uma tragédia

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / evgenyataman Quem viveu ou presenciou uma tragédia precisa enfrentar o trauma e dar um novo significado à experiência, confrontando as emoções relacionadas ao evento.

Na última quinta-feira, 15 de setembro de 2016, o ator Domingos Montagner morreu afogado no Rio São Francisco, abalando não apenas o meio artístico, mas uma família estruturada e todo o povo brasileiro. A atriz Camila Pitanga estava com o protagonista da novela Velho Chico quando ele foi levado pela correnteza e, por mais que tenha tentado ajudar o colega a se salvar, não teve sucesso.

Após presenciar a tragédia em que perdeu um grande amigo, é compreensível que a atriz esteja inconsolável e chorando muito. Como superar o trauma e lidar com as emoções após ter presenciado um momento como esse?

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um distúrbio de ansiedade desencadeado pela vivência de uma situação traumática que representou ameaça à vida do indivíduo ou de outra pessoa próxima a ela. Quando a pessoa afetada pelo problema relembra da fatalidade, é como se a situação estivesse acontecendo naquele exato momento, causando todo o sofrimento novamente.

Sintomas do TEPT

  • Reviver a cena traumática em pesadelos e lembranças involuntárias;
  • Se afastar de qualquer lugar, pessoa ou atividade que possa desencadear lembranças traumáticas;
  • Desânimo, desmotivação, tristeza, medo, perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas e redução da afetividade;
  • Episódios de pânico, sintomas de depressão, ansiedade, alcoolismo, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, perda de esperança em relação ao futuro e sensação de vazio;
  • Sentimento de culpa, impotência e incapacidade.,

Como evitar o Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Nem todas as pessoas que passam por um trauma desenvolvem o TEPT. Porém, existem fatores que tornam as pessoas mais vulneráveis ao problema, como experiências de rejeição durante a infância, abandono, violência doméstica, bullying e vivência de desastres naturais (incêndio, terremotos, enchentes, queda de avião).

Nesse sentido, é fundamental que pessoas que sofreram traumas, não importa em que período da vida, cuidem de sua saúde emocional para que não se tornem vítimas de sua dor e consigam superar as adversidades da vida com naturalidade.

Como cuidar das emoções diante de um trauma

Quem viveu ou presenciou uma tragédia pode apresentar sentimentos de incapacidade, culpa, medo e raiva. Além da emoção do momento em si, a vítima é atingida por todo seu histórico emocional sempre que relembra da tragédia. Para reduzir o impacto desse trauma, um acompanhamento psicológico e terapêutico é fundamental.

Para superar um trauma e seguir em frente é preciso que a pessoa se perdoe, enfrente seus medos, extravase a raiva e aceite o que aconteceu. É preciso dar um novo significado à experiência e ao que ela gerou internamente, confrontando e integrando cada uma das emoções e percepções relacionadas ao aevento.

O processo de autoconhecimento e o desenvolvimento da Inteligência Emocional são importantes aliados nesse momento, pois permitem uma maior compreensão sobre as emoções desencadeadas pelo trauma. A partir desse entendimento, é possível direcionar cada uma das emoções para impedir que elas dominem a vida da pessoa.

Uma vez que a capacidade de lidar e cuidar das emoções não é aprendida na escola ou faculdade, a maioria das pessoas vive de forma inconsciente e torna-se refém de suas histórias de vida e eventos traumatizantes. Muitos indivíduos não conseguem superar um trauma e lidar com os sentimentos negativos por causa de padrões de comportamentos que refletem na sua forma de agir, pensar e ser.

Se você quer cuidar das suas emoções e aprender como usá-las para impulsionar seu crescimento e desenvolvimento, conheça o Método LOTUS — um treinamento focado nas emoções humanas, que possibilita um mergulho interior e traz consciência para a sua vida.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter