Como perdoar e esquecer os erros de um grande amigo e seguir em frente?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Syda_Productions O perdão não muda o que aconteceu, mas transforma o significado do ocorrido e impede que você nutra emoções negativas.

A Inteligência Emocional considera que existem três possibilidades para explicar o motivo de uma pessoa machucar um amigo: ela quis prejudicar o outro, o amigo interpretou incorretamente a ação da pessoa ou ela apenas cometeu um erro. Para qualquer uma das possibilidades, é possível encontrar respostas que podem ajudar a perdoar o ocorrido e esquecer a dor.

Por que é importante perdoar?

Embora não seja capaz de mudar o que já aconteceu, o perdão transforma o significado que você dá ao ocorrido. Carregar e nutrir emoções negativas — como raiva, mágoa e tristeza — gera desequilíbrios físicos e emocionais, desencadeando doenças que trazem ainda mais sofrimento e dor.

Perdoar alguém exige muito mais do que apenas deixar o orgulho de lado: é necessário saber olhar para o ser humano, enxergar o que existe por trás de seus comportamentos e se libertar de suas dores emocionais e das histórias que trazem sofrimento.

Como perdoar um grande amigo?

Perdoando alguém que quis prejudicar

A necessidade de prejudicar alguém está associada problemas emocionais relacionados à baixa autoestima, insegurança e complexo de inferioridade. Quem sofre desses distúrbios geralmente tem necessidade de inferiorizar os outros para se sentir melhor.

Caso seu amigo tenha feito algo para te prejudicar, portanto, é um sinal de que ele precisa de ajuda. Ainda que não seja fácil passar por cima de algumas dores, tente deixar as mágoas de lado e se colocar no lugar do seu amigo. Nesse processo, você poderá descobrir que este amigo tem sofrido muito e se sente incapaz. Saiba perdoar e ajuda-lo a se amar.

Perdoando alguém que foi mal interpretado

Sempre que algo externo acontece, acessamos memórias que despertam emoções positivas ou negativas. Você pode ter se sentido ofendido porque seu amigo falou ou fez uma coisa que disparou a lembrança e a dor de alguma situação vivida anteriormente, por mais que a intenção dele não tenha sido de te machucar.

Se você foi muito criticado durante a infância, por exemplo, pode se sentir magoado quando um amigo faz uma crítica construtiva. Quando não há intenção de magoar e, mesmo assim, você se sente ofendido, vale a pena tentar entender o motivo de esta situação ter gerado tanta dor.

Perdoando um erro

Os erros não são intencionais — caso fossem, seriam acertos. Caso seu amigo tenha errado, saiba que não foi proposital e perdoe. Talvez ele nem tenha percebido que fez alguma coisa errada, e isso não significa que ele queria te prejudicar.

Lembre-se que aprender a lidar com os erros e limitações é essencial para a construção de uma amizade duradoura. Em algumas situações, vale a pena abandonar a necessidade de estar certo e escolher a amizade.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter