Como lidar com uma crítica destrutiva feita por uma pessoa importante na minha vida?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / monkeybusiness Embora ouvir críticas seja sempre desagradável, elas são uma importante ferramenta para que o indivíduo aprenda com os erros e consiga crescer.

O senso crítico é essencial para que o ser humano busque mudança e evolução em sua vida. Quem não tem capacidade de avaliar os pontos que demandam melhoria fica estagnado na zona de conforto, onde o mínimo esforço é suficiente para a sobrevivência.

Fazer e receber críticas não é fácil, pois elas sempre apontam traços negativos. O desafio se torna ainda maior quando ela é destrutiva, ou seja, é feita com a intenção de prejudicar ou inferiorizar o criticado. Muitas pessoas não sabem fazer críticas da forma correta, e acabam magoando, ofendendo ou humilhando o criticado.

Por mais que seja desconfortável ouvir críticas, precisamos delas para aprender: a vida é feita de erros, aprendizados e acertos. É justamente por meio do senso crítico que o indivíduo percebe que precisa mudar, melhorar e crescer. Por isso, lidar com críticas destrutivas e saber aceitar críticas construtivas é fundamental para evoluir.

Como lidar com críticas destrutivas

Compreenda

As críticas sempre devem ter o objetivo de construir e trazer movimento de mudança. Porém, não é sempre assim que as coisas acontecem, e algumas pessoas têm necessidade de inferiorizar ou prejudicar o outro simplesmente para se sentirem mais seguras.

Compreender os motivos da pessoa é fundamental para não levar a crítica para o lado pessoal e conseguir relevar a situação, mostrando que sempre existem pontos positivos que podem ser explorados. Em geral, pessoas que gostam de fazer críticas destrutivas foram muito criticadas na infância e apenas tiveram seus pontos fracos e erros destacados.

Releve

Por mais que seja difícil, acredite: quem faz a crítica geralmente é a pessoa que mais sofre com essa situação, pois ela também se cobra demais e nunca sente que fez o suficiente. Como consequência, essa pessoa projeta toda a sua insatisfação nos outros. Mesmo que seja uma crítica destrutiva, lembre-se que ela não foi feita com a intenção de ofender, mas de suprir uma necessidade interna de dividir a pressão com você.

Coloque limites

Caso a pessoa tenha te magoado, converse claramente sobre a situação e fale como você se sente a respeito. Lembre-se que o comportamento crítico geralmente é inconsciente e, por isso, a pessoa nem sabe o quanto está sendo inconveniente.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Quando você sabe lidar com suas emoções, naturalmente também sabe lidar com as emoções dos outros. Se você quer desenvolver a capacidade de se relacionar positivamente com as pessoas, desenvolva sua Inteligência Emocional com o Método LOTUS.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter