Como lidar com pessoas chatas no trabalho sem ser grosseiro

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

©depositphotos.com/konstantynov Saber lidar com pessoas chatas no trabalho é uma tarefa bastante difícil, mas é necessário para manter uma boa convivência.

Pessoas chatas existem em qualquer ambiente, inclusive no trabalho. Saber como lidar com pessoas chatas pode ser uma tarefa difícil, mas é necessário para manter uma boa convivência no ambiente de trabalho.

Muitas vezes perdemos a paciência e chegamos até ser grosseiros com a pessoa e, para aprender a lidar com esse tipo de situação, é preciso muita Inteligência Emocional.

Descubra o que realmente incomoda

Geralmente os chatos são pessoas críticas, pessimistas, reclamonas, bajuladoras, dramáticas ou apresentam outras características incômodas. É preciso identificar o que de fato a torna uma pessoa chata para, assim, tentar fazer com que a relação fique mais aceitável.

Em geral, temos dificuldade de lidar com uma pessoa por causa uma das seguintes razões:

– Temos as mesmas características que elas, e não aprovamos isso em nós;

– Gostaríamos de ter alguma característica que a pessoa possui;

– A pessoa tem comportamentos iguais aos de nossos pais.

Para a Inteligência Emocional, tudo o que vemos no outro é uma projeção do nosso inconsciente. Por isso, identificar o que está causando tanto incômodo é o primeiro passo para aprender a lidar com pessoas chatas no trabalho ou em qualquer outro ambiente.

Projeção – cuide das suas emoções

Perceba se você esta se irritando com aquela pessoa ou se você está sem paciência e tolerância com as pessoas ao seu redor.  Talvez você só esteja estressado e está projetando o seu mau humor nessa pessoa especifica, distorcendo a sua imagem apenas para aliviar sua tensão.

Mude o foco

Todas as pessoas têm pontos positivos e negativos e, o que muda a sua relação com elas é justamente onde você coloca a sua atenção. Se você se limita a enxergar na pessoa somente o que causa irritação, você não dá a chance de mostrar quem ela realmente é. Da mesma forma, se você evita conviver com ela porque a considera chata, nunca conseguirá enxergar o que ela pode oferecer de positivo.

Autopercepção

Algumas pessoas apresentam as mesmas limitações que você, e conviver com isso pode ser terrivelmente doloroso — como se alguém estivesse cutucando sua ferida. Também pode acontecer o contrário: o outro possuir qualidades que a pessoa deseja e, por falta de consciência, você acaba considerando aquela pessoa difícil.

Aceite as diferenças

As pessoas têm personalidades diferentes e formas de viver diferentes. Uma pessoa que sempre espera que os outros sejam como ela dificilmente construirá relações saudáveis. Aprenda a somar nas suas relações, percebendo de que forma o outro pode agregar na sua vida e vice-versa.

Tenha compaixão

Todas as pessoas têm histórias e convicções diferentes. Por isso, o ideal é compreender a pessoa, o contexto em que ela vive e seus valores. Ao invés de ficar apenas julgando, procure conhecer a história de vida dessa pessoa para entender o porquê dos seus comportamentos. As pessoas são diferentes, têm necessidades diferentes e buscam suprir suas carências de formas diferentes. Aceite e respeite a forma de ser do outro.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Desenvolver a Inteligência Emocional para se relacionar com diferentes pessoas é tão importante quanto ter conhecimento de suas tarefas e funções. Isso porque, para se relacionar positivamente, é necessário saber lidar com todos os perfis de pessoas.

Se você quer desenvolver sua Inteligência Emocional para construir relações saudáveis, conheça o Método LOTUS e permita-se ser mais flexível.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter