Como lidar com o preconceito religioso na relação de fé e emoção

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / inf.franz.gmail.com O preconceito religioso é uma atitude mental que está relacionada com a falta de habilidade ou vontade em respeitar as diferentes crenças religiosas de outras pessoas.

O preconceito religioso é caracterizado pela falta de habilidade em reconhecer e respeitar as crenças de outras pessoas, o que pode resultar em brigas, discussões e até agressões ou perseguições. Muitas correntes religiosas ganham espaço no Brasil graças à ampla diversidade cultural de seu povo e, por conta desta característica, a intolerância se apresenta cada vez mais agressiva.

A dificuldade de lidar com outras crenças religiosas está diretamente ligada à dificuldade de administrar as próprias emoções. Pessoas emocionalmente inteligentes possuem uma postura menos rígida em relação à religião de outras pessoas, sendo que alguns fatores servem de gatilho para essa postura mais rígida. São eles: pais inflexíveis ou agressivos, críticas excessivas, famílias disfuncionais e superproteção.

A necessidade de sempre ter razão e a dificuldade para aceitar outras opiniões é uma característica comum em pessoas que foram superprotegidas na infância. Por terem sido muito mimadas, esses indivíduos têm muita dificuldade em suportar as frustrações e lidar com outras possibilidades e opiniões diferentes.

É preciso entender que cada pessoa se comporta à sua maneira, uma vez que todos têm direito de construir seus pensamentos e convicções de acordo com a forma que interpretam o mundo. As crenças são construídas a partir das interpretações baseadas na experiência de vida de cada indivíduo. Para que a convivência em sociedade seja possível, é fundamental que haja respeito às diferenças.

Dicas para lidar com o preconceito religioso

Tenha respeito

Entender que a sua verdade diz respeito somente a você é fundamental para evitar conflitos com pessoas que têm uma crença diferente da sua.

Seja compreensivo

Cada ser humano é único. Compreender que as pessoas são diferentes e possuem pontos de vista diversos é fundamental para qualquer relacionamento. Da mesma forma que você espera ser compreendido, as outras pessoas esperam o mesmo de você.

Aprenda a ter flexibilidade

Uma atitude típica de uma pessoa muito rígida e inflexível é agir como dono da verdade. Esse comportamento limita a pessoa dentro da própria razão e traz dificuldade em conhecer e entender outros pontos de vista e maneiras de pensar, comprometendo o aprendizado e a evolução como ser humano.

Entenda suas emoções

Conquiste ferramentas para te auxiliar na compreensão de seus próprios preconceitos e limitações por meio do desenvolvimento da sua Inteligência Emocional. Ao entender suas emoções, você automaticamente se torna capaz de entender o outro e, assim, poderá criar uma realidade mais flexível com as diferentes identidades, orientações sexuais e crenças. Invista no autoconhecimento e construa uma relação de amor com você e blinde-se de qualquer preconceito e intolerância.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter