Como lidar com conflitos emocionais presentes no trabalho

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© Depositphotos.com / gstockstudio A autopercepção é uma das chaves para manter o autocontrole emocional dentro do ambiente corporativo.

Explodir com algum colega, dar uma resposta atravessada para o chefe ou chorar no banheiro do trabalho são situações que indicam que o profissional pode estar passando por algum tipo de conflito emocional.

O ambiente corporativo é composto por pessoas e, portanto, por emoções. Uma pessoa que está passando por conflitos emocionais tem muita dificuldade para lidar com imprevistos e frustrações, além de apresentar queda na produtividade. O primeiro passo para lidar com este tipo de situação é entender os gatilhos que estão causando o desconforto — que podem ser a pressão do chefe, as dificuldades de convívio com os colegas, a frustração com a carreira ou até mesmo o estresse da vida cotidiana.

O autoconhecimento é fundamental para este processo de identificação dos conflitos emocionais, pois permite ao indivíduo reconhecer as próprias limitações, comportamentos e atitudes. A autopercepção é a chave para o autocontrole emocional no trabalho, pois ela permite um entendimento de como funciona sua reação diante de cada emoção.

Benefícios profissionais para quem investe em Inteligência Emocional

Um currículo impecável, com uma extensa formação acadêmica e muita experiência, não tem muito valor se o profissional não sabe gerenciar suas próprias emoções. Isso porque indivíduos que permitem que as emoções tomem conta das suas vidas acabam virando reféns de fatores externos, e acabam perdendo o controle sobre si mesmos.

Com o desenvolvimento da Inteligência Emocional, os profissionais criam ferramentas que os permitem escolher comportamentos mais saudáveis tanto para o ambiente corporativo quanto para o convívio com a família e amigos. Ao saber lidar com as próprias emoções, se torna mais fácil desenvolver a empatia pelos colegas e compreender a forma como cada um reage a determinadas situações.

Outros benefícios profissionais obtidos por meio do desenvolvimento da Inteligência Emocional são:

  • Visão mais positiva e otimista em relação aos acontecimentos;
  • Motivação para arriscar mais, pois o profissional perde o medo de iniciar novos projetos e sugerir ideias;
  • Habilidade de manter a calma mesmo sob pressão e prazos curtos;
  • Capacidade de reconhecer seu valor dentro da equipe, bem como a importância de seus colegas, o que diminui consideravelmente a competitividade;
  • Capacidade de entender e lidar com as limitações e dificuldades dos colegas;
  • Habilidade para lidar com as críticas, usando-as para melhorar seu desempenho;
  • Habilidade para trabalhar em equipe;
  • Tendência a pensam antes de agir, sem recorrer à impulsividade.

Inteligência Emocional: o diferencial na vida corporativa

A capacidade de administrar as emoções e manter uma boa postura profissional é a garantia de um ambiente de trabalho livre de conflitos. Dessa forma, é possível criar uma relação de compreensão, cooperação e parceria entre os colegas e superiores.

Por serem sinalizadores do estado interno de cada indivíduo, as emoções alertam sobre as necessidades individuais e estabelecem limites para o comportamento. Por isso, saber lidar com as emoções é um importante diferencial para quem deseja crescer como profissional e como ser humano.

Se você deseja superar conflitos, aprender a controlar e direcionar as suas emoções e ter uma postura profissional mais equilibrada, conheça o Método LOTUS: são três dias de imersão em um treinamento que irá proporcionar um mergulho interior capaz de transformar a sua forma de viver.

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