Como investir em ações com segurança emocional

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / ByLove Antes de fazer um investimento, é imprescindível desenvolver a Inteligência Emocional para que esse processo seja seguro e vantajoso para você e o seu bolso.

“Se você não pode controlar suas emoções, você não pode controlar seu dinheiro”. Essa frase pertence a Warren Edward Buffett, investidor e filantropo que ocupou o cargo de CEO da Berkshire Hathaway por mais de cinco décadas. Buffett foi o responsável por converter a pequena tecelagem da Nova Inglaterra em uma das maiores empresas americanas em valor de mercado.

Controlar as emoções é essencial para investir com segurança e não correr o risco de perder dinheiro na bolsa de valores. As incertezas costumam trazer medo e, caso essa emoção não esteja controlada, pode haver prejuízos enormes até para quem já possui maior experiência na arte de investir. O autocontrole é a chave para o sucesso do investidor, e seu temperamento interfere diretamente no alcance dos bons resultados financeiros. Vender ações por pânico ou comprar por euforia, por exemplo, são sinais de que você pode estar agindo como vítima de suas próprias emoções.

Qual a importância do controle emocional para investir?

O controle emocional é fundamental em todas as esferas da vida, e isso vale tanto para os relacionamentos amorosos quanto para lidar de maneira saudável com colegas de trabalho e superiores. Investir em ações não foge a esta regra, e é importante desenvolver a Inteligência Emocional para fazer investimentos seguros e vantajosos para você.

Para a maioria dos investidores, controlar as próprias emoções pode ser mais difícil do que controlar o dinheiro em si. Afinal, todos esses recursos foram gerados por meio de muito trabalho, e é difícil controlar a frustração de perceber que o montante está diminuindo. É preciso, portanto, de uma boa dose de frieza e racionalidade para realizar investimentos. E é justamente aí que entra o autocontrole.

Autocontrole: aprenda a gerenciar suas emoções

A volatilidade do mercado financeiro será sempre preocupante. Porém, em vez de se desesperar com isso, você deve canalizar a energia para entender seu próprio funcionamento, investir em autoconhecimento e criar mecanismos para reagir com calma e segurança nas situações de estresse. Aqueles que conseguem reconhecer suas emoções tornam-se capazes de substituir ansiedade e medo por ações positivas.

Saber gerenciar as próprias reações e entender como elas interferem no seu comportamento é fundamental para tomar decisões assertivas e investir de forma inteligente, evitando que as emoções impactem negativamente em suas finanças. Os desafios de investir em ações são enormes do ponto de vista emocional, mas é possível enfrentar as situações com resiliência e entendimento de que o mercado de ações, assim como a vida, passa sempre por períodos de altos e baixos.

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter