Como a Inteligência Emocional explica a superação de limites dos atletas paralímpicos

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / keringatSENI Os atletas paralímpicos encontram uma forma de superar suas limitações e vencer os desafios externos e internos.

As Olimpíadas são um dos maiores eventos esportivos do mundo, reunindo os melhores atletas do planeta. Conseguir se classificar para este importante evento já é uma grande vitória, que demonstra superação, determinação competência e muitas horas dedicadas aos treinos e às dietas restritivas.

Além de todas as dificuldades acima, os atletas paralímpicos ainda precisam lidar com as limitações físicas e a discriminação. Esses esportistas merecem destaque especial, uma vez que têm muito a nos ensinar: as competições paralímpicas são uma oportunidade para combater o preconceito, quebrar barreiras de desigualdade e ajudar pessoas com deficiência a encontrar um propósito que as leve a superar as limitações.

Aprendendo com as dificuldades

Muitos atletas paralímpicos já nasceram com alguma deficiência, enquanto outros a adquiriram ao longo da vida. Seja qual for o caso, todos esses esportistas carregam uma história de superação, aprendizado e escolha: todos eles decidiram encontrar uma grande oportunidade em vez de se tornar vítima dos problemas.

Vale lembrar que todas as pessoas nascem e adquirem limitações, sejam elas físicas, emocionais ou metais. A grande questão é a escolha: você pode ser uma vítima de suas limitações, condicionando sua vida a sentimentos de piedade e dó. Trata-se de uma escolha, e tudo bem se você optar por ela, desde que você se sinta feliz assim.

Outra possibilidade é transformar a sua dor em motivação, em um desafio para a vida. Esta é a escolha que os atletas paralímpicos fazem com tanta sabedoria: eles encontram uma forma de superar suas limitações e vencer as barreiras internas e externas, promovendo autoconfiança. Mas o que é preciso para escolher trocar o papel de vítima pelo papel de aprendiz? O que diferencia as pessoas que escolhem se superar das que se entregam às dores? A resposta é uma só: Inteligência Emocional, a habilidade de lidar com as emoções e administrar as adversidades da vida.

O diferencial da Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é um dos principais diferenciais das pessoas que alcançam a autorrealização, pois as emoções estão presentes em todas as esferas da vida: pessoal, profissional e social, influenciando relacionamentos e a maneira de enfrentar os desafios, superar as dificuldades e usar o potencial para lidar com as limitações individuais.

Se entregar a um momento de tristeza ou explodir em um momento de raiva são ações que dependem da forma como você administra suas emoções. Os atletas paralímpicos são excelentes exemplos de Inteligência Emocional: por meio do esporte e da superação, provam para o mundo que nenhuma emoção negativa é maior do que seus sonhos e que é possível, sim, usar as limitações para vencer os obstáculos criados pelas emoções na mente humana.

O que você tem escolhido para sua vida? Quanto tem usado as suas emoções a seu favor? Você sabia que a Inteligência Emocional é uma habilidade que pode ser aprendida? Conheça o Método LOTUS e saiba mais.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter