Como fazer a namorada feliz na TPM?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / gustavofrazao A tensão pré-menstrual (TPM) é um problema que afeta bastante a rotina das mulheres, fazendo com que elas tenham alterações repentinas de humor devido as variações hormonais.

A síndrome da Tensão Pré-Menstrual, conhecida como TPM, é uma queixa bastante comum entre as mulheres e afeta a rotina com alterações bruscas de humor por conta das variações hormonais. Esse período do mês interfere diretamente nas atividades, rotina e nas relações pessoais e até profissionais da mulher, por esse motivo é necessária uma dose extra de paciência com a sua namorada durante esses dias.

Entendendo a TPM

A Tensão Pré-Menstrual é um período que antecede a menstruação e os sintomas costumam desaparecer no primeiro dia de fluxo menstrual ou então permanecem até o fim da menstruação. Isso ocorre devido às alterações hormonais que causam sintomas como:

  • Retenção de líquido e ganho de peso;
  • Inchaço;
  • Seios doloridos;
  • Cólicas;
  • Dor de cabeça;
  • Cansaço;
  • Aumento da sensibilidade e da raiva;
  • Impulsividade e irritabilidade;
  • Alterações no apetite e compulsão por certos alimentos;
  • Insônia.

O primeiro passo para fazer a namorada feliz durante a TPM é entender que não se trata de uma “frescura” feminina. Existem mulheres que não sofrem com a síndrome e outras sentem essas alterações de maneira mais severa. De fato, as mulheres que desenvolvem sintomas mais intensos não conseguem controlar algumas reações emocionais e acabam lidando de forma desproporcional diante de algumas situações. Confira algumas dicas para lidar da melhor maneira com esse período e saiba ajudar sua parceira:

Não diga: você está de TMP!

Provavelmente ela sabe que está atravessando esse período e dizer coisas como “você está agindo dessa maneira por estar na TMP” ou “nossa, esse mês sua TMP está bem forte” só piora a situação. Além de não ajudar, você reforçará o problema e, provavelmente, a deixará mais irritada!

Invista em pequenos agrados

Flores, um chocolate, um livro ou um bilhete na porta da geladeira… Coisas simples que podem alegrar o dia dela, além de reforçar que você entende que trata-se de um período difícil, deixando claro que você se importa.

Procure não fazer críticas durante esse período

É comum que durante a TPM a mulher encare qualquer crítica como uma ofensa. Evite apontar coisas desagradáveis e espere o momento passar para falar o que você precisa. Caso seja inevitável, seja o mais sutil e delicado possível. Uma crítica pode ocasionar uma crise de choro ou de baixa autoestima. Faça o oposto: elogie mais.

Seja um bom ouvinte

Deixe que ela desabafe sobre suas dificuldades e escute-a com atenção, isso fará com que ela se sinta acolhida. Caso o tom de voz comece a se alterar e ela estiver estressada, tente ser compreensivo e carinhoso nesse momento e não retruque.

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter