Como envelhecer bem com Inteligência Emocional?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / monkeybusiness Estar acima dos 60 anos significa maturidade, estabilidade financeira e mais tempo para aproveitar a vida.

Placas indicando filas e lugares preferenciais para idosos são comuns e, geralmente, costumam ser representadas por um velhinho curvado com uma bengala na mão. Porém, esse estereótipo não condiz mais com a realidade. Estamos vivendo cada vez mais e melhor e a figura, que remete uma ideia de fragilidade e limitação, não faz jus à nova terceira idade.

Em 1900, a expectativa de vida era de pouco mais de 33 anos e deu um salto gigantesco nas décadas seguintes, segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), essa expectativa atingiu 75,5 anos em 2015.

Envelhecer é inevitável e faz parte da experiência humana. Hoje em dia, é perfeitamente possível atravessar os anos e manter sua qualidade de vida. No post de hoje, abordaremos um tema que interessa qualquer pessoa, em qualquer faixa etária: como é possível envelhecer bem?

Até 2050, mais de 20% da população mundial estará acima dos 60 anos, e nos últimos tempos, o perfil dos brasileiros mais velhos tem mudado de maneira substancial. Ser idoso é diferente de ser velho ou ultrapassado e, atualmente, estar acima dos 60 anos significa maturidade, estabilidade financeira e mais tempo para aproveitar a vida.

Qual é o papel da inteligência emocional para enfrentar os desafios do envelhecimento?

A Inteligência Emocional nos auxilia no desenvolvimento de uma série de competências que permitem ter mais qualidade de vida e aumentar nossos níveis de satisfação e felicidade. Confira as principais competências emocionais para envelhecer de maneira saudável:

Invista em habilidades sociais

Nossas habilidades sociais e a capacidade de preservar relacionamentos ao longo dos anos é fundamental para a manutenção da felicidade quando entramos na terceira idade e essa atitude é fundamental para viver melhor. Ter amigos e relações saudáveis é extremamente importante para envelhecer de maneira mais saudável. Desenvolver as competências necessárias para reduzir conflitos é uma peça chave para ser mais feliz na terceira idade!

Desenvolva o autocontrole e automotivação

Outro ponto que merece atenção é desenvolver o autocontrole e a automotivação. Saber lidar com os próprios impulsos é algo fundamental para poder investir em uma rotina saudável como praticar exercícios, cuidar da alimentação e se manter ativo intelectualmente – pilares para uma vida saudável.

A gratidão rejuvenesce

Seja grato! Para a neurociência, a felicidade está diretamente relacionada com a gratidão. Ao agradecer, ativamos o sistema de recompensa do cérebro, que gera uma sensação de bem-estar. dessa maneira, nosso cérebro entende que algo positivo está acontecendo e libera dopamina, o neurotransmissor que gera o prazer no organismo.

Faça um exercício e relembre sua trajetória: momentos como o início da vida profissional e familiar, à procura pela estabilidade financeira, o processo de criação dos filhos e todos os desafios que foram superados. Todas essas experiências permitem uma capacidade maior de reflexão. Portanto, procure eliminar a culpa e a tendência para autocrítica e agradeça tudo que você alcançou!

Desenvolva sua Inteligência Emocional

A inteligência emocional é essencial para envelhecer bem! Ela permite que a pessoa se mantenha ativa – fisicamente e intelectualmente-, tenha uma autoestima elevada e preserve hábitos saudáveis! Invista em inteligência emocional e aproveite a melhor fase da sua vida: agora! Conheça o Método LOTUS e encontre sua melhor versão!

 

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter