Como desenvolver melhor sua empatia

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, imaginar como seriam as reações alheias, pensar como o próximo se sentiria diante de determinadas situações, ser sensível a ponto de compreender emoções e sentimentos das outras pessoas: isso é empatia, uma habilidade que o leva a experimentar, de forma racional e objetiva, tudo o que sentem os demais indivíduos.

A empatia, sem dúvida nenhuma, é uma das habilidades mais importantes para que se tenha uma boa convivência social, interferindo diretamente tanto no sucesso pessoal como no profissional das pessoas. Assim, quanto mais desenvolvida for essa habilidade, mais feliz e bem-sucedido você será. Isso mesmo! E já que a empatia não é um traço nato, mas, sim, uma habilidade que pode ser desenvolvida com o tempo, o que ainda está esperando? Então confira agora mesmo nossas dicas e coloque toda sua empatia a seu favor:

Compreenda sentimentos e emoções dos que o cercam

Antes de julgar e criticar, coloque-se no lugar do outro, procurando entender os motivos de tais ações, realmente tentando identificar as razões que o levaram a reagir de uma ou de outra maneira. Se alguém age com agressividade, por exemplo, talvez seja uma forma de defesa de quem já foi agredido e ferido no passado. Se alguém está estressado além do limite, talvez seja porque seu dia não tenha começado bem. Em outras palavras: considere que por trás de determinado comportamento, emoção ou sentimento sempre há uma história e um motivo, justos ou não.

Concentre-se nas pessoas e aprenda a ouvir

Uma grande qualidade das pessoas empáticas é sua capacidade de ouvir. E isso é facilmente perceptível, já que esses indivíduos normalmente ouvem mais do que falam e, quando falam, baseiam-se não só no que ouviram, mas também em outras percepções sensoriais. Os empáticos são muito observadores e se concentram mais nas pessoas do que em objetos e ambientes. Para eles, uma boa e respeitosa conversa é sempre bem-vinda!

Desperte a vontade de ajudar o próximo

A empatia leva a querer ajudar o próximo. E ajudar o próximo leva a ser mais empático. Viu só como é uma via de mão dupla? Quando o indivíduo tem a capacidade de sentir a dor do outro, desperta seus mais profundos valores morais, aumentando sua vontade de colaborar para a felicidade e o bem-estar alheio. Assim, quando menos se espera, o amor e o interesse pelo próximo acabam tornando as pessoas mais altruístas e empáticas!

Trate os outros como você gostaria de ser tratado

Eis um dos princípios básicos da empatia: se você espera respeito, trate os outros com respeito. Se você deseja ser tratado com igualdade, não faça você mesmo distinções. Se gosta que falem com você com educação, aja da mesma forma. Enfim, trate os outros como você gostaria de ser tratado e veja como isso já faz com que tudo conspire a seu favor. Você só tem a ganhar!

Imagine o que você faria no lugar do outro

Se a outra pessoa estiver agindo de uma maneira incompreensível ou se você discute com alguém que tem atitudes e pontos de vista completamente diferentes dos seus, em vez de encarar esse outro como um rival, rotulando-o com os mais diversos títulos, que tal imaginar como você reagiria no lugar dele? Após essa análise, você certamente perceberá que vocês são, sim, diferentes, mas que isso não tem absolutamente nada a ver com caráter. Se há boa intenção ou mesmo involuntariedade em algumas atitudes equivocadas, seja compreensivo e procure resolver o conflito se baseando na comunicação empática, ou seja, aquela que não tenta se impor.

Colocando nossas dicas em prática, você certamente vai entender melhor as necessidades das pessoas ao seu redor, passando a ter menos dificuldades para lidar com eventuais conflitos pessoais, tanto em casa como no trabalho. Experimente e se surpreenda com os seus resultados!

Agora comente aqui e nos conte: você já se considera uma pessoa empática? Conseguiu se reconhecer em quais características? Compartilhe suas experiências conosco e participe da conversa!

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter