Como conciliar o tempo entre a vida pessoal e profissional?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Yacobchuk1 Saber organizar a rotina e as demandas pessoais e profissionais é fundamental para ter mais qualidade de vida.

A rotina do dia a dia é cheia de obrigações e demandas. Muitas vezes, precisamos nos desdobrar para encontrar tempo e dar conta de todos as tarefas e conciliar a vida profissional com a vida pessoal pode ser um grande desafio.

O primeiro passo que precisa ser dado para conseguir equilibrar essas duas esferas da vida é ter organização. Ter horários bem definidos para cada atividade é uma maneira de evitar a desorganização e conseguir manter o foco. Dessa maneira, você evita perder uma energia desnecessária em coisas pouco relevantes e que nada acrescentam na sua vida pessoal ou em sua carreira.

Confira 5 dicas para conciliar a vida pessoal e profissional e ter mais qualidade de vida

Faça um planejamento semanal

Para conseguir equilibrar diversas áreas da vida é fundamental realizar um planejamento estratégico para a semana. Sem isso, ficamos expostos aos estímulos externos e a diversas distrações que a vida moderna nos dá. Procure reservar um tempo para construir seu planejamento semanal e determine um tempo específico para cada atividade. Fazer uma lista pode ser um bom método para conseguir se organizar. Classifique quais as tarefas mais urgentes e estabeleça suas prioridades.

Você sabia que as emoções também precisam ser organizadas?

Entender as próprias emoções e saber como elas agem em sua rotina é muito importante para ter mais equilíbrio e qualidade de vida. Dessa maneira, é possível entender quais momentos da sua rotina geram mais ansiedade, estresse ou falta de autoconfiança. Assim, é possível se preparar para lidar com esses momentos e aumentar seu potencial para lidar com frustrações.

Saiba sempre o que você realmente deseja

Quando você tem um propósito bem definido e sabe o que deseja realizar em cada área da sua vida, você aumenta sua produtividade de maneira considerável. Olhe para sua trajetória, o que já conquistou e o que ainda falta conquistar.

Desenvolva o autoconhecimento

Você tem consciência no que é realmente bom? Quais das suas atividades semanais você realiza com mais satisfação? Ter a real dimensão de quais são seus talentos e pontos fortes e também quais as características que precisam ser melhoradas é importantíssimo. Dessa maneira, você ativa todos seus recursos internos para executar seu planejamento semanal com maestria.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Conheça o Método Lotus, um treinamento de imersão que irá auxiliá-lo no entendimento de suas emoções, no desenvolvimento das suas habilidades interpessoais e no autoconhecimento.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter