Como aprender a se defender com as palavras sem gerar estragos emocionais nas pessoas?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / piotr_marcinski Se defender sem causar estragos emocionais é uma tarefa que pode ser executada a partir de atitudes como não ignorar o seu desconforto e desenvolver sua Inteligência Emocional.

Saber se defender com firmeza e sem perder a tranquilidade é uma atitude que demonstra maturidade emocional e é fundamental para a evolução do ser humano. É ideal que todas as pessoas saibam dosar o “sim” e o “não”, além de saber o momento em que é preciso ceder ou se impor. Vale destacar, entretanto, que o momento de imposição não precisa, necessariamente, ser realizado de maneira agressiva ou intempestiva: é perfeitamente possível se defender de alguém ou de alguma situação de maneira calma, utilizando argumentos sólidos e sem gerar estragos emocionais nos outros.

Por que algumas pessoas têm dificuldade para se defender?

Se defender de situações injustas ou impor sua vontade podem ser tarefas que trazem grande dificuldade para algumas pessoas. Isso acontece porque a maioria das pessoas cresce ouvindo que é preciso ser obediente e bonzinho com os outros e, como consequência, os indivíduos acabam se acostumando a não externar seus desconfortos e a guardar todas as suas mágoas. É justamente neste contexto que ocorrem as explosões que caracterizam um sequestro emocional.

O ser humano possui uma necessidade natural de estar disponível, ser agradável e evitar frustrar as expectativas dos outros. Isso ocorre por conta de um mecanismo de defesa, muitas vezes inconsciente, que é gerado pelo medo da rejeição. Por esse motivo, é comum que as pessoas guardem os desconfortos o máximo possível. Porém, é importante entender que essa atitude pode ser perigosa e cria situações desagradáveis que poderiam ser evitadas com uma simples conversa.

Como se defender sem causar estragos emocionais?

A maioria dos problemas nos relacionamentos — amorosos, profissionais ou familiares — surge por conta dos ruídos na comunicação. Para evita-los, portanto, é fundamental que você tenha uma conversa honesta em que você expõe os pontos que estão te incomodando. Além disso, vale a pena adotar as seguintes dicas:

Não ignore seu desconforto

O preço de ser bonzinho e ter dificuldade para se impor em determinadas situações pode gerar uma frustração muito grande nas pessoas. Muitas vezes, o indivíduo não consegue dar conta do impacto de ser sempre uma pessoa disponível e acaba perdendo o controle pelo cansaço e o desgaste que isso gera.

Tenha critério e equilíbrio

É importante ter em mente que, em todas as relações humanas, cada um carrega 50% da responsabilidade por eventuais desgastes e atritos. Por esse motivo, é fundamental identificar como as suas próprias ações e comportamentos fizeram com que essa situação se instalasse. Analise a sua parcela de responsabilidade e tenha flexibilidade e empatia para entender a posição da outra pessoa.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Para melhorar sua relação com os outros e consigo mesmo, é essencial olhar para dentro de você e entender todos os gatilhos que geram comportamentos prejudiciais para sua vida. Ao saber identificar e lidar com as próprias emoções, é possível criar maneiras mais saudáveis de se relacionar. Conheça o Método LOTUS: um treinamento de imersão que já modificou a vida de milhares de pessoas.

 

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter