Como aprender a dizer não para pessoas folgadas no trabalho?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Gladkov Uma pessoa folgada não age assim porque quer, e este é um comportamento que serve para se que ela se proteja de sua própria insegurança.

Algumas pessoas se aproveitam propositalmente das outras simplesmente porque querem tirar alguma vantagem das situações. Este tipo de pessoa é naturalmente folgada e malandra, se preocupando apenas com seu próprio bem-estar.

Apesar disso, uma pessoa folgada não age assim porque quer: ela encontra nesse padrão uma forma de se proteger de sua insegurança. Em geral, um adulto folgado foi uma criança mimada e que cresceu dependente dos outros, sem saber fazer nada sozinho. No fundo, o folgado é um inseguro que nunca precisou decidir ou fazer nada por conta própria.

Por isso, a melhor maneira de lidar com uma pessoa folgada é com paciência e disposição, mostrando como ela é capaz de realizar qualquer coisa. Fale sobre como é gratificante conquistar as coisas por meio de seus próprios esforços e, sempre que esta pessoa te pedir alguma coisa, saiba dizer não reforçando como ela é capaz de realizar qualquer coisa.

Por que é difícil dizer não?

Por trás de todo comportamento existe um pensamento e uma crença, e muitos padrões de comportamento da vida adulta são mecanismos de proteção para algum trauma do passado.

A maioria das pessoas cresce ouvindo que é preciso ser bonzinho com os outros e seguir as regras impostas pelos pais, pelos professores ou pelos chefes. Dependendo da interpretação que cada um dá a essas situações, o indivíduo pode crescer com a ideia de que é necessário fazer tudo pelos outros para ser amado e aceito. Outras vão além e passam a acreditar que dizer não é uma atitude de gente má.

Aprenda a dizer não

A dificuldade para falar não pode acabar atrapalhando a vida do indivíduo, que acaba assumindo mais responsabilidades do que é capaz de cumprir e deixa suas coisas em último lugar. A verdade é que cada “sim” dito a outra pessoa pode ser um “não” a você mesmo.

O primeiro passo para aprender a dizer não é parar de se sentir culpado por negar alguma coisa a alguém, especialmente quando o pedido está associado a alguma tarefa que você não gosta, não quer ou não pode fazer. Todas as pessoas têm o direito de te pedir algo, mas não é por isso que você tem a obrigação de aceitar o que te pedem.

Abandone a necessidade de ser aceito pelos outros e comece a aceitar e gostar de si mesmo. Quando você se ama, torna-se cúmplice de suas escolhas e vontades, e não depende do amor e da aceitação do outro. Como consequência, você compreende que não é menos amado por dizer não, e passa a ter bom senso para dosar o sim e o não.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter