Como animar um amigo que está triste ou decepcionado?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / ArturVerkhovetskiyPara animar um amigo que está passando por um período difícil, é imprescindível escutá-lo para tentar entender a situação e ajudá-lo da melhor forma possível.

Muitos fatores podem desencadear a tristeza e o desapontamento: crises profissionais, traumas, términos de relacionamento, transformações bruscas na rotina, desafios não superados e baixa autoestima. Alguns indivíduos apresentam uma dificuldade maior ao ter que lidar com momentos difíceis e seguir em frente após sofrer com uma decepção.

Para animar um amigo que está passando por um período difícil, é fundamental ter uma atitude disponível, estar atento ao que ele tem a dizer sobre esse período e evitar julga-lo. Confira algumas maneiras para ajudar seu amigo a atravessar uma fase difícil:

Dicas para animar um amigo que está triste

Escute

É importante que seu amigo saiba que ele pode desabafar com você e se sinta confortável para falar sobre suas dores. Evite ao máximo fazer julgamentos e ajude-o a refletir sobre o problema por outro ângulo, incentivando-o a encontrar possíveis maneiras de solucionar a questão.

Abrace

Você sabia que um abraço pode liberar as mesmas substâncias que o organismo produz quando comemos chocolate ou fazemos exercícios físicos? Abraçar libera oxitocina (o hormônio do amor e da felicidade), reduz os níveis de cortisol, relaxa os músculos e libera dopamina. Confie no poder da terapia do abraço e faça com que seu amigo se sinta mais protegido e seguro.

Estimule exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é um hábito que costuma estar presente na vida de pessoas felizes. Isso acontece por conta das respostas hormonais geradas pelo esforço físico, que liberam neurotransmissores que trabalham no cérebro.

Praticar esportes é fundamental para a qualidade de vida e a sensação de bem-estar. Portanto, tire seu amigo do sofá e leve-o para jogar uma partida de tênis, correr no parque ou andar de bicicleta por aí. Esta é uma ótima maneira de compartilhar momentos divertidos, entrar em forma e se distrair.

Faça-o rir

Lembrar de histórias divertidas e contar piadas é uma maneira de entreter a pessoa e fazer com que ela tire um pouco o foco dos problemas. Tenha uma atitude positiva: isso vai contagiar seu amigo e ajudá-lo a mudar de frequência.

Reforce as características positivas do indivíduo

Fale com seu amigo sobre suas habilidades e potenciais, destacando como a amizade de vocês é importante e especial. Reforce as conquistas individuais e ajude-o a se lembrar dos momentos em que foi capaz de superar dificuldades e obstáculos.

Fique atento

É importante prestar atenção e perceber se a tristeza do seu amigo é pontual ou se ela pode ser um dos sintomas da depressão. Caso o problema seja grave, é importante incentivar seu amigo a procurar ajuda médica e iniciar um tratamento adequado, especialmente se o momento está trazendo prejuízos à saúde da pessoa.

Incentive o desenvolvimento da Inteligência Emocional

O Método LOTUS já auxiliou centenas de pessoas que entraram em contato com suas emoções e, assim, encontraram forças para recomeçar e redescobrir a alegria de viver. Se você tem um amigo que está passando por um momento delicado, incentive-o a desenvolver sua Inteligência Emocional para que ele possa entender suas crenças limitantes e padrões prejudiciais que atrapalham a felicidade.

 

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter