Como ajudar um amigo distante que você percebe estar com falta de vontade de viver?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / [email protected] O primeiro passo para ajudar um amigo que está sem vontade de viver é ouvir tudo o que ele tem a dizer sem fazer julgamentos.

Algumas pessoas têm muita dificuldade para superar as adversidades da vida e recomeçar após sofrer uma decepção ou frustração. Esses indivíduos se apegam à dor, não conseguem encontrar o aprendizado por trás das experiências negativas e não aceitam as mudanças. O sentimento de incapacidade e falta de merecimento, muitas vezes, pode desencadear em um processo depressivo e autodestrutivo, levando a pessoa a um estado de dor e sofrimento.

A dificuldade de recomeçar conecta a pessoa a uma frequência de dor, medo, raiva, frustração e tristeza, fazendo com que ela enxergue somente o aspecto negativo da sua vida. A longo prazo, essa pessoa acaba perdendo a vontade de continuar vivendo.

A maioria das pessoas se sente constrangida por não conseguir dar a volta por cima, ao mesmo tempo em que se sentem ingratas por não serem capazes de desfrutar a vida. Como consequência, elas vão se fechando e reprimindo seus sentimentos, impedindo que os amigos identifiquem a situação.

Sinais que indicam falta de vontade de viver

O maior sinal que indica quando uma pessoa está sem ânimo e vontade de viver é o desinteresse pelas atividades que antes eram prazerosas e importantes. Por se sentir incapaz de encontrar alegria nas coisas, o indivíduo fica com a autoestima e a autoconfiança abaladas, sentindo dificuldade para desempenhar atividades rotineiras.

Algumas pessoas se isolam, enquanto outras se tornam vítima de suas dores e vivem reclamando da vida. Frases como “não aguento mais”, “queria sumir” ou “eu quero morrer” podem apontar um pedido de ajuda.

Como ajudar um amigo que está sem vontade de viver?

  • Aproxime-se da pessoa e transmita confiança;
  • Converse com seu amigo, ouvindo tudo o que ele tem a dizer sem fazer julgamentos. Muitas pessoas só precisam ser ouvidas;
  • Se houve algum trauma, perda, ruptura ou transformação que não foi superada, converse com a pessoa sobre isso. Acolha a dor que ela sente, tomando o cuidado de lembra-la que ainda existem outras razões para continuar;
  • Lembre a pessoa de quantas coisas positivas fazem parte da vida dela. Pergunte o que ela mais gosta de fazer e quais as coisas que a deixa feliz, destacando especialmente os prazeres do dia a dia;
  • Fale sobre a família, lembrando seu amigo que existem pessoas que precisam dele e destacando seu papel no mundo;
  • Peça para que a pessoa fale sobre suas habilidades e potenciais. Em seguida, fale o que você enxerga de positivo nela e de que forma ela é importante na sua vida, lembrando que ela tem muitas qualidades e muitas coisas para realizar;
  • Pergunte sobre as conquistas do seu amigo, ajudando-o a lembrar dos momentos em que ele foi vitorioso;
  • Pergunte quais sonhos seu amigo ainda não realizou, lembrando que ele tem muitos motivos para continuar e é capaz de alcançar todos os sonhos;
  • Se a falta de vontade de viver se transformou em uma depressão ou alguma doença que traga prejuízos à vida da pessoa, é importante orientar a busca de ajuda profissional para tratamento e medicação.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar no recomeço

Ao entrar em contato com as suas emoções e sua história de vida, seu amigo encontrará a força que precisa para recomeçar, redescobrindo sonhos que estavam adormecidos e descobrindo o único amor capaz de curar todas as dores: o amor próprio.

Se você está passando por isso ou conhece alguém que está sem vontade de viver, não deixe de buscar ajuda. Conheça o Método LOTUS, um treinamento de Inteligência Emocional que colocará você em contato com seu mundo interior, trazendo grandes transformações para sua vida.

Posts Relacionados

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de identificar, compreender

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter