Como a Inteligência Emocional pode te ajudar a mudar de atitude no relacionamento

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / jazzikov É essencial ficar atento ao seu relacionamento para saber se ele é emocionalmente saudável para ambas as partes.

Por uma série de motivos, os relacionamentos naturalmente passam por períodos de desgaste. Os principais fatores que levam a essa situação são as preocupações do cotidiano, falta de dinheiro, cansaço, rotina, excesso de trabalho e falta de diálogo entre o casal.

Um relacionamento amoroso exige cuidado, dedicação e muita comunicação. Não existe uma matemática exata para construir uma relação harmoniosa: cada casal precisa identificar as atitudes que estão minando o relacionamento e descobrir sua própria maneira de resolver os conflitos. Nesse sentido, é importante que ambos estejam atentos e saibam reconhecer se a relação está emocionalmente saudável para todos os envolvidos.

O desenvolvimento da Inteligência Emocional pode ser uma excelente aliada para casais que possuem comportamentos que sabotam a relação. Confira algumas dicas que podem te ajudar a mudar de atitude dentro do relacionamento:

Dicas para mudar de atitude no relacionamento

Cuidado com a carência afetiva

Identificar as necessidades que sustentam a relação é o primeiro passo para saber o que você busca no parceiro e o que ele busca em você. É muito comum procurar no outro uma maneira de suprir as próprias carências, e essa atitude desgasta a relação. Ao sentir que o outro não está dando conta de preencher suas necessidades emocionais, as dúvidas e as desconfianças começam a aumentar e geram atritos. para resolver a questão, é preciso cuidar das próprias emoções e entender que ninguém além de você mesmo pode suprir suas carências e necessidades.

Invista no diálogo

Os problemas de comunicação entre o casal são uma das maiores dificuldades observadas em uma relação. A falta de conversa e a relutância em ouvir o outro influenciam de maneira negativa no relacionamento, e é preciso que o casal tenha conversas sinceras e compartilhe as questões que andam incomodando e desgastando a relação. Para que isso funciona, entretanto, é fundamental que os dois estejam dispostos a ceder e a ouvir.

Não abra mão da sua individualidade

É fundamental investir em autoconhecimento para não acabar se perdendo dentro da relação. Muitas vezes, um dos envolvidos na relação perde sua personalidade, se afasta de sua própria essência e abandona sua individualidade por causa do outro. Deixar que a vida passe a girar em torno do parceiro e da relação é um grande erro: casais felizes precisam respeitar o espaço do outro, assim como seus amigos, familiares e gostos pessoais. Esses são aspectos tão importantes quanto o relacionamento amoroso em si.

Saiba que contos de fadas não existem

As pessoas costumam projetar um modelo de romance e de parceiros que são quase inatingíveis e, com o passar do tempo, a realidade mostra que pessoas perfeitas não existem — e, consequentemente, relacionamentos perfeitos também não. Abandone a ideia de que relacionamentos são contos de fadas: é preciso ter maturidade emocional para entender que momentos difíceis não significam falta de amor e estão presentes em todos os relacionamentos.

Avalie seus padrões internos

Reflita sobre quais gatilhos que geram os atritos e as incertezas entre o casal. Os problemas podem estar relacionados a mágoas internas e padrões de comportamentos que estão enraizados dentro de você.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter