Chorando muito na gravidez: qual a ligação com as emoções? Os bebês podem ser afetados?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / belchonock Durante a gravidez as mulheres sofrem mudanças de humor extremas, o que faz com que elas tenham crises compulsivas de choro.

A gestação é um período muito importante na vida de uma mulher e gera muita expectativa em toda família. Porém, por mais planejada e desejada que tenha sido a gravidez, o período é marcado por diversas mudanças na rotina e acaba gerando insegurança e ansiedade — sentimentos muito comuns em uma mulher que está esperando um bebê.

Este é um momento da vida em que a sensibilidade da mulher aumenta consideravelmente, uma vez que seu corpo está passando por diversas alterações hormonais que podem causar mudanças de humor muito intensas. Essa gangorra emocional costuma ocasionar “flutuações” no estado emocional da gestante, mexendo diretamente com sua sensibilidade e podendo gerar crises compulsivas de choro. Nesse momento, é importante entender e saber lidar com as transformações do corpo para evitar reações drásticas, evitando que o estado emocional da mãe afete o desenvolvimento da criança.

Rodrigo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), alerta que o bebê é capaz de sentir, interpretar e registrar todas as emoções da mãe durante a gravidez. Justamente por isso, é fundamental controlar a ansiedade durante a gestação. “Essas flutuações podem ser ainda mais intensas caso a experiência intrauterina dessa mãe tenha sido traumática, uma vez que a lembrança inconsciente do período gestacional vem à tona durante sua própria gravidez. Por esse motivo, é importante olhar para as próprias emoções e entender os gatilhos emocionais que estão gerando a tristeza, o medo e a ansiedade”, ressalta Rodrigo.

Dicas para controlar o estado emocional durante a gravidez

Fale sobre suas angústias

É comum sentir certo receio em relação à chegada do bebê. As preocupações são muitas, especialmente no caso de mães de primeira viagem, que sentem apreensão a respeito da saúde do bebê, da nova rotina, das mudanças no corpo e das reações que a gravidez costuma causar — como enjoo e cansaço. A dica para amenizar o medo é conversar sobre suas inseguranças com pessoas próximas e externar seus questionamentos, uma atitude que ajuda a aliviar a carga emocional e o estresse.

Tenha cuidado com a ansiedade

A produção de hormônios aumenta consideravelmente durante a gravidez e atinge seu nível máximo nos últimos três meses da gestação. Essa reação corporal, somada à aproximação do momento do parto, pode fazer com que a mãe enfrente uma ansiedade muito forte. Reduzir as atividades, não fazer várias coisas ao mesmo tempo, investir em meditação e técnicas de respiração são algumas atitudes que podem ajudar no relaxamento e funcionar como aliadas no controle da ansiedade.

Estabeleça um laço com o seu bebê

Converse com seu bebê e fale sobre como você se sente. Crie um vínculo e uma relação positiva com seu filho, mesmo enquanto ele ainda está sendo gerado. Isso transmitirá segurança, coragem e confiança para ambos.

Fique longe de situações estressantes

Tome cuidado para não se envolver em situações que causem um estresse desnecessário e converse somente com pessoas que sejam capazes de te ouvir sem julgamentos e transmitir confiança, em vez de apenas criticar.

Curta ao máximo os preparativos

Tente focar sua atenção nos preparativos para a chegada do bebê: a decoração do quarto, o chá de fralda, as lembrancinhas da maternidade e o álbum de fotos. Coloque sua atenção e energia na parte boa dos preparativos e encontre alternativas estratégicas para lidar com as dificuldades. Tente facilitar ao máximo a sua vida para não perder energia desnecessária e, assim, poder curtir as coisas boas da gravidez.

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter