Casamento pela segunda vez: como fazer o pedido de noivado

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / AntonioGuillemF Para fazer um pedido de noivado para seu segundo casamento, é essencial saber se está preparado emocionalmente para dar esse próximo passo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de divórcios no Brasil cresceu mais de 160% na última década. Na avaliação do instituto, o crescente aumento do número de separações é uma consequência das mudanças graduais que foram acontecendo no comportamento da sociedade — que passou a aceitar a separação como um processo natural.

Como resultado dessas mudanças comportamentais, é cada vez mais comum que novos casais se formem, e o segundo casamento se tornou uma realidade cada vez mais habitual na sociedade. Isso acontece porque é natural que, um tempo após a separação, os indivíduos tenham vontade de conhecer e se envolver com outras pessoas, encontrando um novo amor e começando uma nova família.

Caso você tenha se divorciado e sente que conheceu a pessoa certa para iniciar novos projetos e sonhos, é importante ter certeza de que está emocionalmente preparado para dar o próximo passo e fazer o pedido de noivado para seu segundo casamento. Esse é um passo muito importante para sua vida e, por conta da bagagem emocional envolvida, pode causar um pouco de medo e ansiedade.

Se o término do primeiro casamento gerou traumas emocionais, esse momento pode ser ainda mais difícil para você, que precisa superar esses problemas antes de se envolver seriamente com outra pessoa. Saber o momento certo de seguir para uma nova etapa no relacionamento demonstra maturidade e responsabilidade com o relacionamento e com os sentimentos (seus e da outra pessoa).

Por isso, questione-se: o que seu coração diz? Você se sente realmente pronto para dar mais um passo? Conheça seus sentimentos, aprenda a lidar com suas emoções e saiba ouvir os sinais.

Inteligência Emocional: como dar um passo adiante na relação?

Livre-se de padrões do passado

Por mais que você tenha vivido momentos difíceis que levaram ao fim seu primeiro casamento, é fundamental não carregar essa bagagem emocional e livrar-se dos padrões e sentimentos relacionados ao passado.

Vença o medo

Um dos medos mais comuns, que acomete os indivíduos mesmo que de forma inconsciente, é o medo da rejeição. Ao mesmo tempo em que você deseja mostrar todo seu amor e fazer com que o pedido de noivado seja um momento inesquecível, é natural que existam muitos receios: à possibilidade de não atender às expectativas do outro, medo de que este novo relacionamento também não dê certo e receio da maneira como seus familiares e filhos irão reagir a uma segunda união.

Para superar esses medos, é fundamental tentar entender se o casal está no mesmo momento dentro da relação. Em caso positivo, não há motivos para ter medo: é muito natural que, ao se apaixonar, o casal decida dividir a vida, independentemente de suas histórias de vida. Lembre-se: todos merecem uma segunda chance para encontrar a felicidade!

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de identificar, compreender

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter