Carisma: como desenvolver seu magnetismo social em 8 passos

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / VitalikRadko Existe um magnetismo sutil observado em alguns indivíduos que é considerado chave para alcançar o sucesso na carreira

A capacidade de influenciar pessoas, habilidade para liderar e gerar confiança, ser simpático e nutrir relações saudáveis são traços de indivíduos carismáticos. Quer desenvolver seu magnetismo social? Confira algumas estratégias para construir características importantes de pessoas carismáticas.

Existe um magnetismo sutil observado em alguns indivíduos que é considerado chave para alcançar o sucesso na carreira: o carisma. Esse encanto natural é fator fundamental que funciona como importante aliado para se destacar como profissional e em diversas áreas da vida.

Para o professor de psicologia da universidade de Hertfordshire (Reino Unido), Richard Wiseman, o carisma é 50% inato e 50% treinado e qualquer pessoa pode adotar algumas estratégias para aumentar o próprio magnetismo social.

Mas, afinal, o que é ter carisma?

Carisma é um conjunto de habilidades como: talento para influenciar pessoas, possuir dons de liderança, ser amistoso, agradável, nutrir relações saudáveis e despertar interesse dos demais. Pessoas carismáticas são capazes de inspirar confiança e agem como afabilidade.

É possível desenvolver a própria autoridade, simpatia e presença através de treino – com ajustes na linguagem corporal, na forma de se colocar e de se relacionar com as pessoas. Assim como qualquer exercício, quando praticado regularmente, o carisma pode se tornar um hábito intuitivo.

Atitudes como evitar contato visual, estar sempre de braços cruzados e sorrir pouco, por exemplo, são hábitos que impactam negativamente as relações profissionais e mudar certos aspectos na forma como você se comunica pode fazer uma grande diferença na sua carreira.

Escute o que o outro tem a dizer de maneira genuína

Ao participar de uma reunião de trabalho, por exemplo, escute o que as pessoas têm a dizer. Esse comportamento estreita laços e ajuda a criar uma relação de confiança e respeito. Ao escutar o outro com atenção, consciência e mostrar interesse, é possível estabelecer uma relação de reciprocidade.

Demonstre interesse

Para ser percebido como uma pessoa atenciosa é essencial demonstrar interesse e curiosidade pela vida das pessoas com quem você trabalha. Seja solicito, faça perguntas, escute possíveis preocupações e reflita como você pode contribuir de maneira prática para melhorar a rotina profissional de colegas e equipes.

Capriche no discurso

A comunicação é peça central para garantir mais charme na maneira como você se coloca. É importante treinar habilidades como dicção, impostação da voz, colocar pausas entre falas e ser o mais claro possível. Preze por um discurso acentuado e compreensível.

Seja convicto

Não oscilar em suas exposições orais é importante para garantir a confiança dos seus ouvintes, assim como acreditar no próprio discurso e se colocar de forma prática e entusiasmada. Pessoas carismáticas são apaixonadas e querem sempre compartilhar o que sabem com os demais.

Não esqueça do bom humor

Sorrir, fazer brincadeiras saudáveis e compartilhar momentos de descontração é importante para manter um ambiente harmonioso e ser uma pessoa agradável para os demais – característica fundamental de pessoas carismáticas.

Seja natural

Essas mudanças precisam ser progressivas e não vão ocorrer da noite para o dia, e nem é aconselhado que seja dessa maneira. É importante entender que esse processo precisa ser lento e natural, caso contrário pode soar agressivo e causar um efeito inverso do que é esperado.

Tenha uma postura acessível

Ser uma pessoa descrita como acessível é um traço de qualquer indivíduo carismático e isso implica em estar aberto às ideias alheias. Portanto, se você quer se destacar pelo carisma, é importante ser uma pessoa interessada, positiva e sempre disposta a agregar valor para as pessoas que estão ao seu redor.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Desenvolver sua Inteligência Emocional cria diversas habilidades e o carisma está entre elas. Conheça o Método LOTUS e desperte sua melhor versão!    

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter