Calma! Dicas de Inteligência Emocional quando nada dá certo

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / stevanovicigor É muito importante saber a hora de mudar, para evitar possíveis processos depressivos ou autodestrutivos.

Superar problemas, enfrentar todas as adversidades e traçar novas rotas quando tudo está desandando é uma tarefa muito difícil. Recomeçar após sofrer decepções é uma tarefa que traz aprendizado e evolução pessoal, mas exige capacidade para não se apegar à dor e aceitar as mudanças. O ser humano está em constante movimento, e saber a hora de mudar é essencial para evitar processos depressivos e autodestrutivos.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar a recomeçar

Para pegar as rédeas da vida e tomar decisões quando as coisas não vão bem, é necessário entrar em contato com suas emoções e sua história de vida.

Identificar os gatilhos das emoções e as reações que elas trazem é essencial para que elas não controlem sua vida. O medo pode paralisar um indivíduo ou fazer com que ele ataque. A raiva pode ser expurgada ou reprimida. Uma crítica pode ser vista como ofensa ou uma oportunidade de melhorar. Qual é a sua reação para cada uma das suas emoções?

Dicas de Inteligência Emocional para superar as adversidades

Entenda suas emoções

As pessoas tendem a negar as fortes emoções, mesmo que de forma inconsciente. É importante reconhecer essas emoções quando elas aparecem e entender os motivos que fizeram este sentimento brotar, de modo a aprender como acolhê-lo e superá-lo.

Mantenha-se no controle

Evite tomar atitudes ou decisões impulsivas. Ao perceber que está sendo dominado por um sentimento de raiva ou tristeza, procure manter a calma e volte a seu estado de equilíbrio.

Procure conhecer a si mesmo

Conheça e explore seus potenciais e limitações. Valorize seus pontos fortes e use-os em seu favor. Não culpe suas fraquezas, e sempre tente encontrar alternativas para superá-las.

Assuma suas reponsabilidades

Perceba que você permite que as coisas aconteçam em sua vida. Se algo está errado, mexa-se para mudar!

Perdoe-se

Pare de se punir por conta de falhas do passado. Enquanto o padrão da culpa permanecer, a chance de continuar cometendo os mesmos erros são enormes.

Tenha flexibilidade

Reflita sobre suas próprias crenças e esteja aberto para novas maneiras de pensar e enxergar o mundo. Às vezes as experiências se repetem inúmeras vezes ao longo da vida, por mais que sejam evitadas.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter