Briga de casal de amigos: como me posicionar de maneira imparcial

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / AntonioGuillemF Ter a ajuda de um amigo imparcial em casos de brigas em seu relacionamento, pode ser ideal para encontrar uma solução racional para esse momento tão complicado.

Se posicionar de maneira imparcial é fundamental quando um casal de amigos está em crise ou em processo de separação. Por mais que você seja próximo de ambos, é importante ter em mente que as pessoas que estão do lado de fora do relacionamento não conseguem ter uma real dimensão dos problemas que os amigos estão enfrentando e entender profundamente os motivos que ocasionaram a briga.

Os amigos exercem um papel fundamental na vida de todo ser humano: é com eles que as pessoas compartilham momentos de alegria e descontração, além de dividirem seus problemas e dilemas. Porém, quando se trata de relacionamentos amorosos, é preciso que exista um espaço bem delimitado para os amigos, de modo a impedir que as amizades acabem com relacionamento.

Aconselhar alguém é sempre uma situação delicada e que exige uma boa dose de responsabilidade. Quando há uma relação de amizade com as duas partes envolvidas, a tarefa se torna ainda mais difícil. Porém, quem está de fora consegue olhar para a situação de outro ângulo e encontrar soluções mais racionais para ajudar os amigos que estão imersos em um problema emocional. Nesse sentindo, dar conselhos pode ser uma atitude muito positiva.

Briga de casal de amigos: dicas para se posicionar com imparcialidade

Evite tomar partido

Para você não importa quem pisou na bola ou quem foi injustiçado dentro da relação. Esses são pontos que apenas o casal pode entender profundamente. Por isso, evite dar opiniões e fazer julgamentos, preferindo ter atitudes que amenizem a dor e a frustação dos amigos. O ideal é que você tenha uma atitude disponível para que eles possam desabafar.

Tenha empatia

Evite subestimar a dor dos amigos que estão passando por essa fase. A situação pode parecer descomplicada para você, mas certamente não é para o casal. Desenvolva melhor sua empatia e saiba se colocar no lugar de ambos para ter uma dimensão melhor do conflito.

Tome cuidado com os conselhos

Dê conselhos apenas quando forem solicitados. Evite correr o risco de se posicionar sem que a pessoa realmente queira a sua opinião. Respeite o momento do casal, evite uma atitude invasiva e não interfira nos rumos que eles escolheram para a relação.

Evite críticas

É natural que ambos queiram desabafar com você e acabem falando mal do parceiro. Escute, mas não reforce esse comportamento. Mantenha-se neutro e evite ter uma atitude injusta.

Não assuma responsabilidade

Talvez você ache que eles devam se separar ou que a melhor saída é conversar sobre os motivos que ocasionaram o conflito e seguir em frente. Por mais que você torça para que eles fiquem juntos ou que não veja mais futuro para relação, nunca diga o que a pessoa deve fazer. Evite assumir a responsabilidade sobre a situação e, em vez disso, apenas mostre os caminhos que são possíveis nesse momento, ajudando o casal a refletir sobre o problema e a encontrar possibilidades para soluciona-lo.

 

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter