BBB 17: quais são as consequências emocionais de um relacionamento abusivo?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / lofilolo Os relacionamentos abusivos são marcados por violência física e verbal e, muitas vezes, a pessoa agredida encara a situação como uma demonstração de afeto e amor.

O Big Brother Brasil é acompanhado por milhões de pessoas de maneira direta ou indireta, seja pela televisão ou pela repercussão causada nas redes sociais. Nas últimas semanas, o destaque da 17° edição do programa ficou por conta do polêmico casal Marcos e Emilly. O médico de 37 anos e a estudante, de 20, protagonizaram brigas intensas em que o comportamento de Marcos gerou revolta entre os internautas e espectadores.

Durante uma briga que aconteceu na madrugada do último domingo (9), o médico encurrala Emilly contra a parede e, aos berros, aponta o dedo no rosto da participante. O caso chamou a intensão da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM) do Rio de Janeiro, e a delegada Viviane Costa esteve nos Estúdios Globo para verificar a agressão.

De acordo com determinação policial e pelas regras do programa, o médico foi expulso da casa na noite de segunda (10). Após receber a notícia, Emilly apresentou um comportamento muito comum de pessoas que estão em um relacionamento abusivo: passou a se culpar pelo que havia acontecido, tentou amenizar a situação do namorado e disse que ele “nunca teria a intenção de machucá-la”.

Consequências emocionais de um relacionamento abusivo

Em um relacionamento marcado pela violência emocional e/ou física, quem sofre com esse tipo de situação muitas vezes encara as agressões como demonstrações de paixão e afeto. Porém, passar por situações violentas em um relacionamento amoroso pode desencadear diversos transtornos — como estresse, autoimagem negativa, culpa, falta de confiança e sentimento de impotência.

A violência física e emocional é muito prejudicial e deixa marcas profundas no indivíduo que foi agredido. A violência ocorre quando existe um desequilíbrio de poder, quando uma das pessoas envolvidas no relacionamento exerce ou tenta exercer controle psicológico sobre o outro. A carência afetiva pode estar intimamente ligada a essa situação, e o relacionamento abusivo geralmente é estabelecido porque ambos colocam todas suas expectativas no outro como forma de suprir suas carências e necessidades de afeto.

Caso você esteja passando por um relacionamento marcado por brigas, agressões e violência emocional, é preciso parar e refletir se vale a pena continuar investindo na relação. Também é importante identificar como você atraiu essa situação para sua vida, o que é preciso aprender com essa experiência e ressignificar os traumas que ela pode ter deixado. Se essa situação está prejudicando sua vida, sua autoestima e sua saúde, é preciso fazer uma escolha para acabar com o problema.

O papel da Inteligência Emocional

O respeito precisa ser a base de todos os relacionamentos. Quando ele deixa de existir, é preciso sair da zona de conforto para identificar como esse padrão se instalou no seu relacionamento, o que é necessário aprender e até que ponto vale a pena continuar vivendo com uma pessoa que prejudica sua autoestima e destrói sua saúde emocional. Se você deseja transformar sua vida e encontrar coragem para recomeçar, conheça o Método LOTUS – um treinamento de três dias que já transformou a vida de milhares de pessoas.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter