Baleia Azul: entenda porque os jovens entram nesse desafio que pode levar à morte

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / arisha108 Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o suicídio é um problema gravíssimo de saúde, e precisa ser tratado como prioridade global.

O jogo Baleia Azul está gerando muita preocupação no Brasil e no mundo, destacando-se como um dos assuntos mais comentados nos últimos dias. A brincadeira é composta por 50 desafios macabros, que vão desde a automutilação e acabam no suicídio. O jogo é comandado por um mentor, que mantém contato de maneira virtual e vem aliciando crianças e adolescentes pelo País.

A adolescência é uma fase da vida marcada pela impulsividade e curiosidade, e a tendência é que os jovens tenham muita necessidade de se sentirem aceitos e parte de algum grupo. Essas características são responsáveis por impulsionar o adolescente a participar dos desafios, que são vistos como uma oportunidade de se autoafirmar. Pessoas com depressão, ansiedade ou algum tipo de abalo emocional também estão propensas a entrarem no jogo.

Rodrigo Fonseca, fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), alerta que por trás do desafio está a necessidade de reconhecimento. “Os seres humanos sempre buscam reconhecimento de uma maneira positiva e, caso não encontrem, inevitavelmente tentarão chamar atenção pelo viés negativo”, explica. Rodrigo ressalta ainda a importância da intervenção dos pais para evitar que os filhos entrem nesse jogo: “É essencial que os pais dediquem seu tempo para conversar com os adolescentes e estejam sempre alertas”, finaliza.


Vale destacar que o suicídio é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema gravíssimo de saúde pública, e precisa ser tratado como prioridade global. Ações estratégicas são fundamentais para dar luz ao tema e quebrar estigmas e tabus que rodeiam o assunto.

Sinais do comportamento suicida

Os conflitos e crises da adolescência podem dificultar a identificação do comportamento suicida — que costuma ser silencioso. Confira alguns comportamentos que podem ser sinais de alerta para os pais:

  • Isolamento social;
  • Depressão;
  • Desinteresse por atividades que antes davam prazer;
  • Baixa autoestima;
  • Fata de autoconfiança;
  • Dificuldades escolares.

A presença desses comportamentos não representa necessariamente um comportamento suicida, e esses são sinais comuns de pessoas que apresentam um quadro de depressão. Porém toda atenção é necessária, assim como o acompanhamento médico e psicológico é essencial para um diagnóstico preciso.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar

O papel dos pais e educadores é fundamental para que a Inteligência Emocional nas crianças e adolescentes seja trabalhada desde cedo nas escolas e famílias. A atuação de pais conscientes e professores preparados é fundamental para que exista uma cooperação entre escola e família e, dessa forma, o desenvolvimento da Inteligência Emocional seja satisfatório.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter