Autoaceitação: como ter uma vida feliz e abandonar a autoflagelação emocional

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / CITAlliance Aceitar e amar a si mesmo é essencial para se livrar de padrões limitantes e ser feliz.

Imagine se todas as pessoas fossem exatamente da maneira que você gostaria. Seria perfeito poder se relacionar apenas com quem atendesse às suas expectativas, não é? Porém, a realidade não é essa: todos os seres humanos possuem características que poderiam ser melhoradas ou que não nos agradam de alguma maneira.

Para que a convivência e as relações sejam possíveis, é preciso aceitar as pessoas por aquilo que elas são, com defeitos e aspectos a serem melhorados. O mesmo vale para o relacionamento com você mesmo: é necessário entender e aceitar todas as suas virtudes e limitações para conseguir se amar verdadeiramente e confiar em seu potencial.

O perigo da autorrejeição

A falta de amor próprio é responsável por uma das maiores dores emocionais que um indivíduo pode sentir: a rejeição. Ser rejeitado por alguém já é difícil, uma vez que o maior desejo de todo ser humano é ser aceito e amado, mas a autorrejeição é equivalente a uma tortura.

Autoflagelação emocional

A dor da autorrejeição é profunda, e cada pessoa encontra uma forma de aliviar esse desconforto. A autoflagelação é uma dessas maneiras que os indivíduos encontraram de “enganar” o cérebro, fazendo com que a dor física traga um alívio emocional temporário. Este tipo de autodestruição é encoberto pela sensação falsa de alívio.

Além da falta de amor próprio e autoconfiança, a autoflagelação emocional pode ser desencadeada por situações como rejeição materna ou paterna, abandono, maus tratos na infância, histórico de abuso sexual, morte de alguém querido, problemas com a sexualidade, dificuldade de relacionamentos interpessoais e estresse.

Todas essas situações trazem emoções que alimentam a necessidade de aliviar a dor emocional. São elas: culpa, raiva, tristeza, medo, ansiedade, solidão, desespero e sentimento de indiferença. A autodestruição também pode ser uma forma de autopunição que alivia a culpa.

Como ter uma vida feliz e se livrar da autodestruição

Aceitar e a amar a si mesmo de maneira incondicional é essencial para você se sentir feliz e se livrar dos padrões de autodestruição e autoflagelação. O autoconhecimento é a chave para elevar a autoestima: conheça profundamente sua história de vida, sua personalidade, suas forças e fraquezas e a forma como você se relaciona. Desenvolver sua Inteligência Emocional é o grande passo para trazer essa consciência e ressignificar dores que influenciam sua vida e fazem você se destruir física ou emocionalmente.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter